Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24015
Tipo de Documento: Dissertação
Título : O Instagram como instrumento informacional das graduações do CCSA/UFS
Autor : Santos, Douglas de Souza
Fecha de publicación : 30-jul-2025
Director(a): Bari, Valéria Aparecida
Resumen: O presente estudo tem o intuito de analisar o uso do Instagram como instrumento informacional pelos cursos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe (CCSA/UFS). Considerando o crescimento das Redes Sociais Digitais (RSD) como espaços de comunicação e mediação da informação, o estudo reflete como essa plataforma pode contribuir para a dinâmica acadêmica dentro do novo regime informacional impulsionado pelos novos arranjos societários descendentes dos processos da cibercultura. A metodologia utilizada inclui revisão de literatura cientométrica e narrativa, análise SWOT do campo empírico e a elaboração de um produto tecnológico: o Arandu, um aplicativo voltado à mediação da informação em ambientes didáticos e paradidáticos. Os resultados indicam que o Instagram, assim como outras RSD, quando usados estrategicamente e com finalidade educacional, potencializa a interação entre discentes, docentes e a comunidade acadêmica, favorecendo a disseminação das informações e a construção colaborativa do conhecimento.
Resumen : This study analyzes the use of Instagram as an information tool in programs at the Center for Social and Applied Sciences at the Federal University of Sergipe (CCSA/UFS). Considering the growth of Digital Social Networks (DSN) as spaces for communication and information mediation, the study reflects on how this platform can contribute to academic dynamics within the new information regime driven by new societal arrangements descending from cyberculture processes. The methodology used includes a review of scientometric and narrative literature, a SWOT analysis of the empirical field, and the development of a technological product: Arandu, an application focused on information mediation in educational and non-educational environments. The results indicate that Instagram, like other DSNs, when used strategically and for educational purposes, enhances interaction between students, faculty, and the academic community, fostering the dissemination of information and the collaborative construction of knowledge.
Palabras clave : Comunicação científica
Redes Sociais Digitais (RSD)
Mediação da informação
Regime de informação
Scientific communication
Digital social networks
Information mediation
Information regime
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Patrocinio: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citación : SANTOS, Douglas de Souza. O Instagram como instrumento informacional das graduações do CCSA/UFS. 2025. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
License: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24015
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DOUGLAS_SOUZA_SANTOS.pdf3,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.