Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24017
Tipo de Documento: Artigo
Título: A construção da identidade da professora e do professor de ciências na formação inicial: uma análise de projeto pedagógico do curso a partir de Lee Shulman
Autor(es): Leal, Sabrina Milhomem
Silva, Jemima Queiroz da
Angelo, José Adriano Cavalcante
Data do documento: Fev-2024
Resumo: A identidade profissional do professor de Ciências e Biologia é crucial para o sucesso do ensino. O currículo da formação inicial é fundamental para a constituição dessa identidade. Este artigo analisou o Projeto Pedagógico Curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins. A pesquisa utilizou a Análise Documental para coletar os dados e as sete categorias de conhecimento necessárias à formação docente delimitadas por Shulman (1987) para análise. Os resultados mostraram que o curso cumpre parcialmente as categorias utilizadas. É necessário refletir e observar mais cuidadosamente a formação inicial de docentes em Ciências e Biologia.
Abstract: The professional identity of Science and Biology teachers is crucial to the success of education. The curriculum in initial training is fundamental to the formation of this identity. This article analyzed the Curricular Pedagogical Project of the Biological Sciences Teaching Degree program at the Federal University of Tocantins. The research used Document Analysis to collect the data and the seven categories of knowledge necessary for teacher training, delimited by Shulman (1987), for analysis. The results showed that the course partially complies with the categories used. It is necessary to reflect and observe more carefully the initial training of Science and Biology teachers.
Palavras-chave: Identidade profissional docente
Formação docente
Projeto pedagógico curricular (PPC)
Professional teaching identity
Teacher education
Curricular pedagogical project
ISSN: 1809-3264
Parte de : Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais
Idioma: por
Instituição/Editora: Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense (FEUFF)
Citação: LEAL, S. M.; SILVA, J. Q.; ANGELO, J. A. C. A construção da identidade da professora e do professor de ciências na formação inicial: uma análise de projeto pedagógico do curso a partir de Lee Shulman. Revista Querubim, Niterói, ano 20, v. 01, n. 52, fev. 2024. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/querubim/issue/view/2982/976. Acesso em: 5 dez. 2025.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo autor.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24017
Aparece nas coleções:RENOEN - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConstrucaoIdentidadeProfCiencias.pdf252,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.