Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24033
Document Type: Artigo
Title: Nível de ansiedade dental dos alunos de Odontologia-UFS
Authors: Nascimento, Gislaine Santos
Issue Date: 2018
Advisor: Souza, Liane Maciel de Almeida
Co-advisor: Melo, Rangel Cyrilo Lima de
Resumo : Introdução: O medo e a ansiedade dental são muito comuns em adultos e crianças que serão submetidas a algum tipo de procedimento odontológico, esse medo e/ou ansiedade revela- se como uma condição fisiológica face a situações do dia a dia que estão na origem do stress. A ansiedade face ao tratamento dentário tem sido relacionada à etiologia multifatorial, influenciada principalmente por aspectos internos do indivíduo, o ambiente no qual ele vive e ainda a própria situação de atendimento odontológico. Objetivo: Avaliar o grau de ansiedade dental dos estudantes do curso de odontologia da UFS, avaliar o momento em que houve maior ansiedade durante o tratamento, qual o procedimento da odontologia causou maior ansiedade aos estudantes e comparar o nível de ansiedade odontológica dos alunos ao decorrer do curso. Material e método: Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter quantitativo com 214 estudantes do curso de odontologia da UFS, através de um questionário que procurou avaliar os sentimentos, sinais e reações dos estudantes, relacionados ao tratamento odontológico. Resultado: O momento em que houve maior ansiedade durante o tratamento foi no dia anterior ao procedimento odontológico, o procedimento da odontologia que causou maior ansiedade aos estudantes foi a cirurgia oral e o menor nível de ansiedade dos alunos ocorreu durante o 4º período da graduação. Conclusão: A maioria dos entrevistados apresentou baixo nível de ansiedade independente do sexo, os procedimentos mais invasivos, tais como cirurgia oral, endodontia e periodontia geram maior ansiedade aos estudantes.
Abstract: Introduction: Fear and dental anxiety are very common in adults and children who will be subjected to some type of dental procedure, this fear and / or anxiety proves to be a physiological condition in the face of everyday situations that are the origin of the stress. The anxiety about dental treatment has been related to the multifactorial etiology, influenced mainly by internal aspects of the individual, the environment in which he lives and even the situation of dental care. Objective: To evaluate the degree of dental anxiety among UFS dental students, to evaluate the time when there was greater anxiety during treatment, which procedure of dentistry caused greater anxiety among the students and to compare the level of dental anxiety of the students during the course of course. Material and method: This is a quantitative field research with 214 students from UFS dentistry course, through a questionnaire that sought to evaluate students' feelings, signals and reactions related to dental treatment. Results: The moment of greatest anxiety during treatment was the day before the dental procedure, the procedure of dentistry that caused the greatest anxiety to the students was oral surgery and the lowest level of anxiety of the students occurred during the 4th period of the graduation. Conclusion: Most interviewees presented low level of anxiety independent of sex, more invasive procedures such as oral surgery, endodontics and periodontia generate greater anxiety to students.
Keywords: Ansiedade
Estudante
Medo
Tratamento odontológico
Anxiety
Student
Fear
Dental treatment
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DOD - Departamento de Odontologia – Aracaju - Presencial
Citation: NASCIMENTO, Gislaine Santos. Nível de ansiedade dental dos alunos de Odontologia-UFS. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Campus de Aracaju, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2018.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24033
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Gislaine_Santos_Nascimento.pdf776,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.