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Tipo de Documento: Monografia
Título : Ocorrência de avulsão dentária em escolares e avaliação do nível de conhecimento dos cuidadores sobre trauma dental
Autor : Graças, Yasmin Teixeira das
Fecha de publicación : 2018
Director(a): Silva, Luiz Carlos Ferreira da
Co-Director(a): Melo, Auremir Rocha
Sabey, Mark Jon Santana
Resumen: Objetivo: Examinar os níveis de conhecimento e comportamentos em relação à avulsão dentária entre pais e professores; investigar a ocorrência deste tipo de trauma em alunos de 6 a 14 anos; verificar o local e a idade mais prevalente e estabelecer comparação entre os achados dos pais das escolas públicas e privadas. Métodos: Este estudo observacional transversal foi conduzido para amostra de pais e professores de alunos matriculados em escolas da rede privada e pública do ensino fundamental em Aracaju, no Brasil. As informações foram coletadas a partir de um questionário contendo perguntas objetivas para verificar o conhecimento quanto à avulsão dentária. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva, por meio de números absolutos e percentuais. Resultados: Foram coletados 369 questionários no total. Os dados obtidos mostraram uma maior prevalência de trauma dental nos alunos das escolas públicas (42,1%) quando comparados aos alunos das escolas privadas (29,2%). O conhecimento de trauma dental da amostra analisada foi estatisticamente maior entre os pais de escolas privadas do que entre os pais das escolas públicas e os professores. A maioria dos pais de escola privada (39,8%) e dos professores (50%) armazenariam o dente avulsionado em guardanapo, enquanto os pais de escola pública jogariam o dente fora (27,6%). O local de ocorrência do trauma predominante foi o ambiente doméstico (61,3% escola pública e 62% escola privada) e a idade mais prevalente no momento do trauma foi menor de seis anos (33,4% escola pública e 62% escola privada). Conclusão: O presente estudo mostrou uma maior prevalência de trauma dental em crianças menores de 6 anos em ambiente doméstico. Diante disso, foi observado que os pais e professores não possuem o conhecimento básico para realizar os procedimentos emergenciais à criança e ao dente avulsionado, o que provavelmente pode levar ao insucesso do tratamento, uma vez que ele é dependente das atitudes tomadas no momento do trauma.
Resumen : Objective: To examine knowledge levels and behaviors related to dental avulsion between parents and teachers; to investigate the occurrence of this type of trauma in students aged 6 to 14 years; to verify the place and the most prevalent age and to establish a comparison between the findings of parents of public and private schools. Methods: This cross-sectional observational study was conducted to sample parents and teachers of students enrolled in private and public elementary schools in Aracaju, Brazil. The information was collected from a questionnaire containing objective questions to verify the knowledge about dental avulsion. Data analysis was performed in a descriptive way, using absolute and percentage numbers. Results: A total of 369 questionnaires were collected. The data obtained showed a higher prevalence of dental trauma in public school students (42.1%) when compared to private school students (29.2%). The knowledge of dental trauma of the analyzed sample was statistically higher among the parents of private schools than between the parents of the public schools and the teachers. The majority of private school parents (39.8%) and teachers (50%) would store the avulsed tooth in napkins, while public school parents would throw the tooth out (27.6%). The predominant trauma site was the domestic environment (61.3% public school and 62% private school) and the most prevalent age at the time of trauma was less than six years (33.4% public school and 62% private school). Conclusion: The present study showed a higher prevalence of dental trauma in children under 6 years of age in the domestic environment. Facing this, it was observed that parents and teachers do not have the basic knowledge to perform the emergency procedures for the child and avulsed tooth, which can probably lead to treatment failure, since it is dependent on the attitudes taken at the moment of the trauma.
Palabras clave : Avulsão dentária
Criança
Conhecimento
Dental avulsion
Child
Knowledge
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DOD - Departamento de Odontologia – Aracaju - Presencial
Citación : GRAÇAS, Yasmin Teixeira das. Ocorrência de avulsão dentária em escolares e avaliação do nível de conhecimento dos cuidadores sobre trauma dental. 2018. 32f. Monografia (Graduação em Odontologia) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Odontologia, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2018.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24072
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