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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24081| Tipo de Documento: | Dissertação |
| Título: | Diversidade religiosa e ensino de história: combate ao racismo religioso no ensino fundamental da Escola Estadual Senador Leite Neto |
| Autor(es): | Santos, Maria Rosângela |
| Data do documento: | 25-Ago-2025 |
| Orientador: | Fonseca, Mariana Bracks |
| Resumo: | Esta dissertação analisa a contribuição do ensino de História para a promoção da diversidade religiosa no ensino fundamental, destacando seu potencial formativo na construção de uma sociedade plural e democrática. Considerando que o Brasil apresenta um amplo pluralismo religioso, mas ainda convive com altos índices de intolerância e preconceito – especialmente contra religiões de matriz africana –, o estudo propõe uma reflexão sobre o papel da escola e dos materiais didáticos na superação dessas desigualdades. A pesquisa parte da premissa de que o ensino de História pode desenvolver nos alunos uma compreensão crítica das tradições religiosas ao contextualizá-las historicamente, reconhecendo sua influência nas dinâmicas sociais, políticas e culturais. A metodologia adotada é qualitativa, com análise textual, iconográfica e estrutural do livro didático História: Sociedade & Cidadania (8º ano), de Alfredo Boulos Júnior. A investigação busca identificar como as religiões são representadas, verificando a existência de silenciamentos, estereótipos ou abordagens que contribuam para o combate ou a perpetuação do racismo religioso. A fundamentação teórica articula o multiculturalismo de Stuart Hall (2003), que compreende a identidade religiosa como construção social e cultural, e a teoria do ensino de História de Jörn Rüsen (1983), que destaca a formação da consciência histórica como ferramenta para o pensamento crítico e a empatia. A pesquisa também se ancora na experiência docente da autora, que identificou em sua prática escolar a persistência de preconceitos religiosos entre alunos e a ausência de estratégias pedagógicas eficazes para tratar o tema em sala de aula. Nesse contexto, a proposta de elaboração de uma cartilha didática surge como um produto pedagógico complementar à pesquisa. A cartilha apresenta, em linguagem acessível, os conceitos de religião e diversidade religiosa, as principais tradições presentes no Brasil, atividades lúdicas e reflexivas, além de sugestões de materiais complementares. Seu objetivo é facilitar a abordagem do tema em sala de aula, promovendo respeito, inclusão e diálogo inter-religioso. A relevância da pesquisa reside na articulação entre teoria, prática docente e produção de material pedagógico voltado à valorização da diversidade religiosa, ao combate à intolerância e ao fortalecimento da educação para os direitos humanos. O estudo reafirma o ensino de História como espaço privilegiado para a formação de sujeitos conscientes, críticos e empáticos, capazes de atuar em uma sociedade plural com respeito às diferenças. |
| Abstract: | This dissertation analyzes the contribution of History teaching to the promotion of religious diversity in elementary education, highlighting its formative potential in building a plural and democratic society. Considering that Brazil exhibits broad religious pluralism but still faces high levels of intolerance and prejudice—especially against African-based religions—this study proposes a reflection on the role of schools and didactic materials in overcoming these inequalities. The research is based on the premise that History teaching can foster in students a critical understanding of religious traditions by placing them in historical context, recognizing their influence on social, political, and cultural dynamics. The methodology is qualitative, involving textual, iconographic, and structural analysis of the textbook História: Sociedade & Cidadania (8th grade), by Alfredo Boulos Junior. The study seeks to identify how religions are represented, examining the presence of silencing, stereotypes, or approaches that either combat or perpetuate religious racism. The theoretical framework draws on Stuart Hall’s (2003) multiculturalism—which understands religious identity as a social and cultural construct—and Jörn Rüsen’s (1983) theory of history education, which emphasizes the development of historical consciousness as a tool for critical thinking and empathy. The research is also grounded in the author’s teaching experience, which revealed the persistence of religious prejudice among students and the lack of effective pedagogical strategies to address the topic in the classroom. In this context, the proposal for developing an educational booklet emerges as a pedagogical product that complements the research. The booklet presents, in accessible language, the concepts of religion and religious diversity, the main traditions present in Brazil, playful and reflective activities, and suggestions for complementary materials. Its aim is to facilitate classroom discussions on the topic, promoting respect, inclusion, and interreligious dialogue. The relevance of this research lies in the articulation between theory, teaching practice, and the production of pedagogical material aimed at valuing religious diversity, combating intolerance, and strengthening education for human rights. The study reaffirms History teaching as a privileged space for the formation of conscious, critical, and empathetic individuals capable of engaging in a pluralistic society with respect for differences. |
| Palavras-chave: | Diversidade religiosa Racismo religioso Ensino de História Religious diversity Religious racism History teaching Textbook |
| área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
| Citação: | SANTOS, Maria Rosângela. Diversidade religiosa e ensino de história: combate ao racismo religioso no ensino fundamental da Escola Estadual Senador Leite Neto. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24081 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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