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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24094| Tipo de Documento: | Tese |
| Título: | Ecofeminismo e educação ambiental em cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe |
| Autor(es): | Fonseca, Mariana Reis |
| Data do documento: | 29-Jul-2025 |
| Orientador: | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira |
| Resumo: | Esta tese aborda o contexto do ecofeminismo nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tendo como objetivo geral compreender os desafios enfrentados pelas docentes na implementação da Educação Ambiental (EA) em cursos de formação inicial de educadores (as) desenvolvidos na UFS, sinalizando as possibilidades e as limitações para o seu efetivo desenvolvimento no contexto do ecofeminismo. A presente tese constitui-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, visando o enfrentamento dos problemas socioambientais que permeiam a sociedade. Como técnicas de obtenção de dados, foram selecionados a pesquisa documental dos projetos politico de curso (PPC) dos cursos de licenciatura da UFS e a entrevista semiestruturada. Participaram desta pesquisa docentes do gênero feminino que lecionam em cursos presenciais de licenciatura dessa universidade, em seus diversos campi, levando em consideração a inserção da EA no ensino, na pesquisa e na extensão. No total, oito mulheres docentes efetivas, que atuam nos três pilares da Universidade sob o escopo da EA em cursos de licenciatura presenciais da UFS, entre o período de 2012.1 à 2022.2, responderam à entrevista. As entrevistas ocorreram após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e seguiram um roteiro semiestruturado, contendo dez perguntas subjetivas. A partir das informações produzidas, as falas foram analisados com base no referencial teórico que abarca o ecofeminismo na perspectiva da EA crítica como ato político de transformação da realidade. As categorias de análise, a priori, tomaram como aporte teórico as discussões acerca da EA crítica e do ecofeminismo construtivista. As docentes, mulheres inseridas em um ambiente estruturado pelo androcentrismo, pelo patriarcado e pelo machismo, sendo estes elementos integrantes do poder, enfrentam problemáticas em sua prática diária, individual e social, as quais as levam a desdobramentos de sentido e de significância fundamentais à abordagem e ao enfrentamento das problemáticas socioambientais e das visões e práticas que caracterizam as diferenças de gênero. Por meio da nossa pesquisa foi possível compreender os impasses e obstáculos que perpassam as carreiras acadêmicas das docentes que trabalham com EA na UFS, sendo evidente que as identidades e disparidades de gênero impactam diretamente na conquista e manutenção da formação de futuros (as) educadores (as), assim como os desafios e o não lugar da EA nos cursos de licenciatura da UFS. |
| Abstract: | This thesis addresses the context of ecofeminism in undergraduate courses at the Federal University of Sergipe (UFS), with the general objective of understanding the challenges faced by teachers in implementing Environmental Education (EE) in initial teacher training courses developed at UFS, indicating the possibilities and limitations for its effective development. This thesis is a qualitative research, aiming to address the socio-environmental problems that permeate society. The techniques selected for obtaining data were documentary analysis of the course policy projects (PPC) of undergraduate courses at UFS and semi-structured interviews. Female teachers who teach in face-to-face undergraduate courses at this university, on its various campuses, participated in this research, taking into account the inclusion of the socioenvironmental dimension in teaching, research and extension. In total, eight female professors, who work in the three pillars of the University under the scope of EA in on-site undergraduate courses at UFS, between the period 2012.1 and 2022.2, responded to the interview. The interviews took place after signing the Free and Informed Consent Form (FICF) and followed a semi-structured script, containing ten subjective questions. Based on the information produced, the statements were analyzed based on the theoretical framework that encompasses ecofeminism from the perspective of critical EA as a political act of transforming reality. The categories of analysis, a priori, took as their theoretical contribution the discussions about critical EA and constructivist ecofeminism. The teachers, women inserted in an environment structured by androcentrism, patriarchy and machismo, which are integral elements of power, face problems in their daily, individual and social practice, which lead them to unfold meaning and significance that are fundamental to addressing and confronting socio-environmental problems and the views and practices that characterize gender differences. Through our research, it was possible to understand the impasses and obstacles that permeate the academic careers of the teachers who work with EA at UFS, and it is clear that gender identities and disparities directly impact the achievement and maintenance of the training of future educators, as well as the challenges and lack of place of EA in UFS undergraduate courses. |
| Palavras-chave: | Ensino superior - Sergipe Ecofeminismo Educação ambiental Formação de professores Educação - estudo e ensino Universidade Federal de Sergipe Formação docente Ecofeminism Environmental education Teacher training |
| área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
| Citação: | FONSECA, Mariana Reis. Ecofeminismo e educação ambiental em cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. 2025. 261 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24094 |
| Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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