Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24290
Tipo de Documento: Artigo
Título: O impacto do tempo de pendência das patentes na trajetória de crescimento: uma análise com base no modelo schumpeteriano de crescimento endógeno com avanço de qualidade
Autor(es): Moura, Fábio Rodrigues de
Paes, Nelson Leitão
Farias, Tácito Augusto
Data do documento: Mar-2014
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o impacto do tempo de pendência das patentes sobre a trajetória de crescimento equilibrado da economia. Trabalhamos com a hipótese de que o tempo de pendência representa um período de incerteza para os agentes inovativos, o que afeta os esforços de P&D. Para operacionalizar nossas hipóteses utilizamos o modelo schumpeteriano de crescimento endógeno com avanço de qualidade, baseado em Grossman e Helpman (1991a,b) e Aghion e Howitt (1992). Nossos resultados mostram que o tempo de pendência tem um impacto negativo sobre o crescimento e o bem-estar da economia, de forma que períodos mais longos de espera pela decisão da patente geram uma maior perda em termos de crescimento. Isto sugere a necessidade de políticas que visem a reduzir, de forma eficiente, o tempo de exame das patentes.
Abstract: This study aims to analyze the impact of the patent pendency time on the Balanced Growth Path (BGP). We assume that during the pendency time the innovative agents face an uncertainty period, which affects the R&D efforts. To operate our assumptions we use the schumpeterian endogenous growth model based in Grossman e Helpman (1991a,b) and Aghion e Howitt (1992). Our results show that the pendency time has a negative impact on growth and welfare, so that a longer delay for the patent decision increases the growth loss. This suggests the implementation of policies to reduce efficiently the patent examination time.
Palavras-chave: Patentes
Tempo de pendência
Crescimento endógeno
Modelo schumpeteriano
ISSN: 1806-9134
Parte de : Revista Brasileira de Economia
Idioma: por
Instituição/Editora: Fundação Getúlio Vargas
Citação: MOURA, F. R.; PAES, N. L.; FARIAS, T. A. O impacto do tempo de pendência das patentes na trajetória de crescimento: uma análise com base no modelo schumpeteriano de crescimento endógeno com avanço de qualidade. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 68, n. 1, p. 125-145, jan./mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbe/a/jGS8bjmm6cBgMZ3FtGKZYpB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 jan. 2026.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24290
Aparece nas coleções:DEE - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpactoTempoPendenciaPatentesTrajetoriaCrescimento.pdf449,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.