Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24518
Tipo de Documento: Monografia
Título : Drogas e violência na escola : um debate na Escola Municipal Antônio Barreto de Menezes no município de São Domingos /SE
Autor : Santos, Creuza Ferreira dos
Santana, Ivanete Siqueira
Fecha de publicación : 13-ene-2016
Director(a): Jesus, Altair Reis de
Resumen: O presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre as violências e o uso de drogas no contexto escolar, isto é, buscou-se analisar e investigar formas de contribuir ao combate e uso de drogas e da escalada de ações violentas na Escola Municipal Antônio Barreto de Menezes no município de São Domingos /SE, a fim de contribuir para a diminuição do índice de violência na instituição escolar, já que a violência é compreendida como uma manifestação histórica e social, de múltiplas e complexas faces, que interage com o ambiente cultural dos educandos e que podem atrapalhar o aproveitamentos deles na escola. Para o desenvolvimento da pesquisa requereu-se o uso do método exploratório fundamentado na abordagem qualitativa e quantitativa, visto que, a correlação entre os três métodos permite levantar indagações e consequente respostas as indagações levantadas. Durante a pesquisa constatouse que a instituição está localizada em um bairro com indicie de violência elevado, apesar de os jovens considerarem o bairro tranquilo, os dados indicam que o cotidiano dos jovens está marcado pela violência. A aparente tranquilidade pode ser explicada pelo fato de os jovens terem crescido e convivido com uma história de violência nas regiões.
Resumen : O presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre as violências e o uso de drogas no contexto escolar, isto é, buscou-se analisar e investigar formas de contribuir ao combate e uso de drogas e da escalada de ações violentas na Escola Municipal Antônio Barreto de Menezes no município de São Domingos /SE, a fim de contribuir para a diminuição do índice de violência na instituição escolar, já que a violência é compreendida como uma manifestação histórica e social, de múltiplas e complexas faces, que interage com o ambiente cultural dos educandos e que podem atrapalhar o aproveitamentos deles na escola. Para o desenvolvimento da pesquisa requereu-se o uso do método exploratório fundamentado na abordagem qualitativa e quantitativa, visto que, a correlação entre os três métodos permite levantar indagações e consequente respostas as indagações levantadas. Durante a pesquisa constatouse que a instituição está localizada em um bairro com indicie de violência elevado, apesar de os jovens considerarem o bairro tranquilo, os dados indicam que o cotidiano dos jovens está marcado pela violência. A aparente tranquilidade pode ser explicada pelo fato de os jovens terem crescido e convivido com uma história de violência nas regiões.
Palabras clave : Direitos infanto-juvenis
Especialização (UFS)
Droga
Violência (Escola)
Juventude (Educação)
Escola Municipal Antônio Barreto de Menezes (São Domingos, SE)
Drugs
Violence
Youth and education
Escola pública
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Citación : SANTOS, Creuza Ferreira dos; SANTANA, Ivanete Siqueira. Drogas e violência na escola : um debate na Escola Municipal Antônio Barreto de Menezes no município de São Domingos /SE. São Cristóvão, 2015. Monografia (Especialização em Direitos Infanto-Juvenis no Ambiente Escolar – Escola que Protege) – Rede de Altos Estudos em Segurança Pública, Secretaria de Pós-Graduação do CESAD, Centro de Educação Superior a Distância, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2015
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24518
Aparece en las colecciones: Direitos Infanto-Juvenis no Ambiente Escolar (Escola que Protege)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Creuza_Ferreira_Santos_&_Ivanete_Siqueira_Santana.pdf944,01 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.