Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/25594
Tipo de Documento: Monografia
Título : Divulgação científica através dos quadrinhos
Autor : Alves, Rafael Ramos
Fecha de publicación : 24-feb-2025
Director(a): Tavares, Maria Cecília Pereira
Resumen: Nas últimas décadas, intensificaram-se os debates acerca da necessidade de aproximar a produção científica da sociedade, especialmente em áreas como a Arquitetura e o Urbanismo, cujos temas impactam diretamente o cotidiano das pessoas. Apesar da relevância social desses campos, grande parte do conhecimento produzido na academia permanece restrita a circuitos especializados, dificultando sua compreensão para os públicos em geral. Nesse contexto, o presente trabalho propõe analisar os quadrinhos enquanto linguagem visual e narrativa, explorando seu potencial como ferramenta de divulgação científica e sua aplicação no campo da Arquitetura e do Urbanismo. A pesquisa estrutura-se a partir de uma abordagem qualitativa, combinando revisão bibliográfica sobre comunicação e divulgação científica, análise da linguagem dos quadrinhos e estudo de casos de experiências de popularização da ciência nesse formato. Além disso, desenvolveu-se um relato de experiência envolvendo a produção e aplicação de um gibi com temática na área do urbanismo, junto a estudantes do ensino fundamental e médio. Os resultados indicam que os quadrinhos estimulam o reconhecimento de problemáticas urbanísticas no cotidiano dos participantes, contribuindo para reflexões críticas sobre mobilidade, espaço público e infraestrutura urbana. Conclui-se que os quadrinhos constituem instrumento para a democratização do conhecimento científico, ampliando o diálogo entre universidade e sociedade.
Palabras clave : Arquitetura
Histórias em quadrinhos
Educação visual
Mediação da leitura
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citación : ALVES, Rafael Ramos. Divulgação científica através dos quadrinhos. 2025. 99 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2025.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/25594
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Rafael_Ramos_Alves.pdf12,89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.