Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/26185
Tipo de Documento: Monografia
Título: Vinícius de Moraes : o poeta diplomata
Autor(es): Ramos, Simoni Pereira
Data do documento: 17-Set-2026
Orientador: Pinheiro, Lucas
Resumo: O presente trabalho analisa a trajetória diplomática de Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes, conhecido internacionalmente como Vinícius de Moraes, destacando sua contribuição para a diplomacia brasileira e para a projeção internacional da cultura nacional. Embora amplamente reconhecido como poeta, compositor, dramaturgo e cronista, Vinícius também desenvolveu uma carreira no Ministério das Relações Exteriores, exercendo funções diplomáticas em diferentes países e contribuindo para a divulgação da cultura brasileira no exterior. Inicialmente, o estudo aborda a formação histórica do Itamaraty e o papel da instituição na construção da diplomacia profissional brasileira. Em seguida, são analisadas as principais atividades desempenhadas por Vinícius de Moraes ao longo de sua carreira diplomática, com destaque para suas missões em Los Angeles, Paris e Montevidéu. O trabalho também examina a importância da diplomacia cultural e da internacionalização da Bossa Nova como instrumentos de fortalecimento da imagem internacional do Brasil. Além disso, são discutidos os impactos do regime militar sobre sua trajetória profissional, especialmente sua aposentadoria compulsória em 1969, bem como os processos de reconhecimento institucional que culminaram em sua reintegração simbólica e promoção póstuma ao cargo de Ministro de Primeira Classe. Por fim, conclui-se que Vinícius de Moraes desempenhou papel singular na convergência entre cultura e diplomacia, contribuindo significativamente para a projeção internacional do Brasil e para o fortalecimento da diplomacia cultural brasileira.
Palavras-chave: Relações internacionais
Ensino superior (UFS)
Vinícius de Moraes
Diplomacia cultural
Itamaraty
Política externa brasileira
área CNPQ: OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DRI - Departamento de Relações Internacionais
Citação: RAMOS, Simoni Pereira. Vinícius de Moraes : o poeta diplomata. São Cristóvão, 2026. Monografia (graduação em Relações Internacionais) – Departamento de Relações Internacionais, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2026
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/26185
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simoni_Pereira_Ramos.pdf427.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.