Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/3189
Document Type: Dissertação
Title: “Saraband” : o habitus sueco no filme de Ingmar Bergman
Authors: Barboza, Naylini Sobral
Issue Date: 19-Mar-2015
Advisor: Correia, Luiz Gustavo Pereira de Souza
Resumo : Esta pesquisa analisou o processo de construção do habitus sueco que Ingmar Bergman apreendeu e evidenciou em sua obra cinematográfica, particularmente no filme “Saraband” (2003). Para a realização dessa análise, ancoro-me em uma metodologia de natureza etnográfica, na qual busco levantar e analisar determinados padrões de comportamento, linguagens e crenças do povo sueco, para mapear o cenário sociocultural no qual Bergman estava imerso. Destarte, meu aporte teórico-metodológico para fazer a interlocução entre a sociedade sueca e o cineasta, através da película “Saraband”, são os conceitos de Norbert Elias (1993,1994, 1995, 1997, 2001, 2006, 2011): configuração, individuação e habitus. Fiz nos primeiros dois capítulos uma revisão bibliográfica e histórica sobre Bergman e sobre a Suécia, para depois adentrar no terceiro capítulo sobre a análise do filme à luz das informações apresentadas e da teoria processual de Elias. Nesta análise, pude constatar como a relação de interdependência entre indivíduo e sociedade é refletida no filme.
Abstract: This research analyzes the construction process of the Swedish habitus that Ingmar Bergman seized and showed in his film work, particularly in the movie "Saraband" (2003). To perform this analysis, that is anchored in a ethnographic methodology, which i raise and analyze certain patterns of behavior, languages and beliefs of the Swedish people, to map the socio-cultural setting in which Bergman was immersed. Thus, my theoretical and methodological support, to the dialogue between the Swedish society and the filmmaker, through the film "Saraband", are the concepts of Norbert Elias (1993.1994, 1995, 1997, 2001, 2006, 2011): Configuration, individuation and habitus. The first two chapters are bibliographical and historical review of Bergman and about Sweden, then enter the third chapter, on the analysis of the film in the light of the information presented and procedural theory of Elias. In this analysis I could see how the interdependence between individual and society is reflected in the film.
Keywords: Antropologia
Antropologia visual
Etnologia
Suécia
Cinema (etnologia)
Ingmar Bergman
Saraband
Sweden
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Antropologia
Citation: Barboza, Naylini Sobral. “Saraband” : o habitus sueco no filme de Ingmar Bergman. 2015. 124 f. Dissertação (Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/3189
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAYLINI_SOBRAL_BARBOZA.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.