Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/336
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Biblioteca escolar, leitura e histórias em quadrinhos: uma relação que se consolida
Authors: Bari, Valéria Aparecida
Issue Date: 2010
Abstract: Discute a importância das histórias em quadrinhos na formação do gosto pela leitura, assim como da proficiência na compreensão das mensagens transmitidas tanto pelo código escrito quanto pelo visual, ou seja, dos elementos constituintes de letramento, abrindo possibilidades de inserção dos produtos da linguagem gráfica seqüencial nas práticas biblioteconômicas e pedagógicas atuais. Para o estabelecimento de analogias essenciais, a metodologia contemplou o estudo comparativo do panorama cultural brasileiro e europeu. Os resultados apontaram, entre outras coisas, que as histórias em quadrinhos podem realmente ser relevantes na formação do leitor, possibilitando a familiarização, repetição, formação de hábitos e obtenção de prazer no ato de ler.
Keywords: Bibliotecas escolares
Leitura
Histórias em quadrinhos
Citation: BARI, V. A.; VERGUEIRO, W. C. S. Biblioteca escolar, leitura e histórias em quadrinhos: uma relação que se consolida. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009, João Pessoa. A responsabilidade social da Ciência da Informação: X ENANCIB. João Pessoa: Ideia, 2009. v. 01. p. 741-752.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/336
Appears in Collections:DCI - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BibliotecaEscolarLeitura.pdf87,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.