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Tipo de Documento: Dissertação
Título : Indústria cultural e música : reestruturação da indústria fonográfica e o mercado da música em Sergipe
Autor : Varjão, Demétrio Rodrigues
Fecha de publicación : 30-jun-2014
Director(a): Santos, Verlane Aragão
Resumen: O objetivo deste trabalho consiste em analisar o efeito das transformações ocorridas na indústria da música nas últimas décadas sobre o mercado de shows no estado de Sergipe, a partir da análise da readequação estratégica das grandes gravadoras e da atuação dos principais agentes que atuam no neste mercado, o Estado e empresas locais de entretenimento. A questão central é retomar elementos de ordem teórico-conceitual desenvolvidas no âmbito da Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPC) para propor um modelo analítico abstrato, que possibilite descrever a estrutura do mercado da música de Sergipe a partir da sua multiplicidade de elementos determinantes, relações hierárquicas e de contradição entre os seus principais agentes. Os resultados evidenciam como o Estado e o capital atuam no fortalecimento do mercado de shows em Sergipe, buscando assegurar as condições para acumulação e manutenção da dominação político-ideológica. Nesse sentido, representou um avanço em relação ao modelo da cadeia produtiva , abordagem que tem tido certa proeminência no desenvolvimento de análises do mercado da música, que, no entanto, esbarra nas insuficiências de uma análise tópica, parcial.
Resumen : The objective of this study is to analyze the effect of changes occurring in the music industry in recent decades on the market shows in the state of Sergipe, from the analysis of the strategic realignment of the major labels and the performance of key players operating in this market the state and local entertainment companies. The central issue is to resume their theoretical and conceptual elements order developed under the Political Economy of Communication and Culture (EPC) to propose an abstract analytical model that allows to describe the structure of the music of Sergipe market from its multiplicity of elements determinants, hierarchical and conflict between its main agents relationships. The results show how the state and capital work in strengthening the market shows in Sergipe, seeking to ensure the conditions for accumulation and maintenance of political and ideological domination. In this sense, represented an improvement on the model of |supply chain| approach that has had some prominence in developing analyzes of the music market, which, however, faces the shortcomings of a topical, partial analysis.
Palabras clave : Indústria cultural
Comunicação de massa
Mercados
Indústria musical
Música
Economia
Cultural Industries
Music industry
Music
Comunicação
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Patrocinio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Idioma : por
PaÍs: BR
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Comunicação
Citación : VARJÃO, Demétrio Rodrigues. Indústria cultural e música : reestruturação da indústria fonográfica e o mercado da música em Sergipe. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação

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