Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/402
Tipo de Documento: Artigo
Título : Intraempreendedorismo feminino e desenvolvimento de competências empreendedoras: um estudo de caso com professoras de programas de mestrado e doutorado em administração de Curitiba-PR
Otros títulos : Feminine intrapreneurship and the development of enterprising competencies: A case study with female business professors of the master and doctoral programs in Curitiba- PR
Autor : Teixeira, Rivanda Meira
Takahashi, Adriana Roseli Wünsch
Zampier, Marcia Aparecida
Fecha de publicación : abr-2011
Resumen : Analisar como as docentes com perfil intraempreendedor atuantes em Programas de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Administração de Curitiba-PR desenvolvem as competências de docência e pesquisa é o objetivo geral deste estudo, o qual aborda temas como empreendedorismo feminino, intraempreendedorismo e competências empreendedoras. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza descritiva e perspectiva temporal de corte transversal com aproximação longitudinal em que os dados foram coletados no período de junho a setembro de 2009, por meio de pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas em profundidade, junto ao total de docentes de gênero feminino. Os dados foram analisados segundo as técnicas de análise temática de conteúdo e os resultados demonstraram que as docentes entrevistadas têm perfil intraempreendedor, possuem competências empreendedoras de docência e pesquisa e buscam desenvolver essas competências por meio formal e informal.____________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Analyse how the female business professors with a intrapreneurship profile who work in master and doctoral programs develop the teaching and research competencies is the aim of this paper, which explores themes such as feminine entrepreneurship, intrapreneurship and enterprising competencies. This research follows a qualitative approach, it has a descriptive nature and a temporal cross-sectional perspective with a longitudinal proximity. The data were collected from June to September of 2009 by documental research and in-depth semistructured interviews with the total of intrapreneurship professors. The data were analysed using the thematic content analysis and the results showed that the professors who were interviewed have a intrapreneurship profile, teaching and research entrepreneurship competencies and try to develop these competencies in informal and formal ways.
Palabras clave : Empreendedorismo
Intraempreendedorismo
Empreendedorismo feminino
Professores universitários
Mestrado em Administração
Doutorado em Administração
ISSN : 1984-6606
Citación : TAKAHASHI, A. R. W.; ZAMPIER, M. A.; TEIXEIRA, R. M. Intraempreendedorismo feminino e desenvolvimento de competências empreendedoras: um estudo de caso com professoras de programas de mestrado e doutorado em administração de Curitiba-PR. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 11, n. 25, p. 34-61, 2011. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n25p34/2341>. Acesso em: 20 fev. 2013.
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/402
Aparece en las colecciones: DAD - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IntraempreendedorismoFeminino.pdf343,23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.