Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4559
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Evolução da gestão nas micro e pequenas empresas de turismo em Aracaju : 2012 a 2014
Autor : Faria, Bianca Esperidião de
Fecha de publicación : 28-sep-2015
Director(a): Andrade, José Roberto de Lima
Resumen: As micro e pequenas empresas, somadas às empresas individuais, representam aproximadamente 99% dos empreendimentos formais no Brasil e são responsáveis por 52% dos empregos gerados com carteira assinada. Além disso, respondem por aproximadamente 27% do PIB nacional. Contudo, apesar da importância das MPEs, a taxa de mortalidade verificada gira entorno 27%. Ou seja, aproximadamente 1/3 das MPEs abertas fecham as portas antes de completar dois anos de funcionamento. Os principais problemas estão relacionados a falhas no processo de gestão. A atividade turística, que cresceu muito nos últimos anos, faz parte desse contexto e foi o foco deste trabalho. O objetivo principal é apresentar a evolução da gestão das empresas em três segmentos, quais sejam: Meios de hospedagem, Bares e Restaurantes, e Agencias de Viagens, fazendo um comparativo do período 2012-2014. Para tanto, foi adotado os critérios de gestão do Modelo de Excelência em Gestão, metodologia desenvolvida pela Fundação Nacional da Qualidade. Diante dos resultados apresentados, percebemos a que existe potencial nas empresas analisadas, embora exista uma descontinuidade nas boas práticas de gestão pela ausência de uma visão sistema do empresário.
Resumen : Micro and small companies, together with the individual companies, representing approximately 99% of formal enterprises in Brazil and account for 52% of jobs created with a formal contract. In addition, they account for approximately 27% of national GDP. However, despite the importance of SMEs, the observed mortality rate revolves around 27%. Or approximately 1/3 of the open MEPs close the doors before completing two years of operation. The main problems are related to failures in the management process. The tourism industry, which has grown in recent years, is part of that context and was the focus of this work. The main objective is to present developments in the management of business into three segments, namely: hosting Media, Bars and Restaurants, and Travel Agencies, making a comparison between 2012-2014. To that end, it adopted the criteria Excellence Model Management in Management methodology developed by the National Quality Foundation. On the results presented, we realize that there is potential in the analyzed companies, although there is a discontinuity in good management practices for the absence of a system vision of the entrepreneur.
Palabras clave : Conceito de turismo
Segmentação do turismo
Excelência em gestão
Tourism concept
Targeting tourism
Excellence in management
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma : por
PaÍs: Brasil
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Economia
Citación : Faria, Bianca Esperidião de. Evolução da gestão nas micro e pequenas empresas de turismo em Aracaju : 2012 a 2014. 2015.115 f. Dissertação( Pós-Graduação Profissional em Economia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015 .
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4559
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BIANCA_ESPERIDIAO_FARIA.pdf2,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.