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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4624
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | A educação continuada na profissão contábil : um estudo de caso no CRC/SE |
Autor : | Araujo, Kleber Silva de |
Fecha de publicación : | 26-jul-2008 |
Director(a): | Aranha, Maria Lúcia Machado |
Resumen: | Esta dissertação teve como objetivo analisar o Programa de Educação Continuada na profissão contábil, com sua implantação a partir da Resolução nº 945/02 do Conselho Federal de Contabilidade, tomando como base uma análise dos resultados obtidos entre 2003 e 2005, pelos auditores independentes que atuam em Sergipe. A pesquisa é predominantemente qualitativa, apesar de contemplar aspectos quantitativos, e utilizou um enfoque histórico-crítico, dentro da abordagem dialética; buscando compreender os fatos de maneira articulada entre si, e não isoladamente do contexto. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os auditores e com representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe. Através dos resultados obtidos, foi possível delinear o perfil desse profissional e a sua percepção em relação ao Programa. Verificamos que há uma insatisfação quanto aos eventos realizados em Sergipe e a possibilidade de expansão do Programa para os demais segmentos de contabilistas, falta estrutura e preparo para seu desenvolvimento em Sergipe. O determinante está na insuficiência de cursos promovidos pelas capacitadoras, que valem pontos para o cumprimento da norma profissional. |
Resumen : | This dissertation aims to analyze the Program of Continuing Education in accountancy, implemented by Resolution 945/02 passed by the Federal Council of Accountants, based on the analyses of data collected from 2003 to 2005 by independent auditors working in the state of Sergipe. Although it has also considered quantitative aspects, this research is primarily qualitative, having adopted a historical-critical focus, according to a dialectical approach; it endeavors to understand facts globally and not in isolation, deprived of a context. Semi-structured interviews were made with the auditors and representatives of the Regional Council of Accountants of Sergipe State. With the results, it was possible to delineate the profile of the members of this profession as well as his/her views on the Program. We found out their dissatisfaction with both the events realized in Sergipe and the possibility that the Program might be extended to the remaining accountancy sectors. It lacks structure and competence alike for its development in the State. The key point is the meager number of courses being offered by training agents, which are highly valued in the fulfillment of professional norms. |
Palabras clave : | Educação continuada Auditor independente Contabilidade Formação profissional Continuing education Independent auditor Accountancy Professional education |
Área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Idioma : | por |
PaÍs: | BR |
Institución / Editorial : | Universidade Federal de Sergipe |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Educação |
Citación : | ARAUJO, Kleber Silva de. A EDUCAÇÃO CONTINUADA NA PROFISSÃO CONTÁBIL: Um Estudo de Caso no CRC/SE. 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4624 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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