Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4647
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Locke e a formação do gentleman |
Otros títulos : | LOCKE AND THE FORMATION OF THE GENTLEMAN |
Autor : | Nascimento, Christian Lindberg Lopes do |
Fecha de publicación : | 29-mar-2010 |
Director(a): | Santos, Antônio Carlos dos |
Resumen: | O objetivo principal desta pesquisa é analisar o conceito de formação contido na obra educacional de John Locke. Mas este debate está inserido na perspectiva moral defendida pelo filósofo no conjunto de sua obra. Por outro lado, percebemos que a formação pretendida pelo autor tem no gentleman, o seu alvo central. Esta discussão envolve, além dos textos educacionais do filósofo, as contribuições teóricas contidas nos Ensaios sobre a lei de natureza, Ensaios sobre o entendimento humano, Dois tratados sobre o governo e as Cartas sobre a tolerância. Entretanto, não dispensamos a adoção de outros manuscritos do próprio e dos comentadores que julgamos pertinentes. Ao concluirmos, reforçaremos os argumentos apresentados, demonstrando a relevância do pensamento educacional do filósofo. Por fim, como procedimento metodológico adotamos a leitura, análise e interpretação dos textos selecionados. |
Resumen : | The main goal of this research is to analyze the concept of formation within John Locke's work. But this debate is inserted on the moral perspective defended by the philosopher in his work's set. On another hand, we realize that the formation intended by the author has in the gentleman, its main target. This discussion involves, besides the philosopher's educational texts, the theoretician contributions within the Essays on the Law of Nature, Essays Concerning Human Understanding, Two Treatises of Government and a Letter Concerning Toleration. Although, we don't excuse the adoption of other manuscripts from his own and from the commentators we judge pertinent. Once we conclude it, we will reinforce the arguments shown, demonstrating the relevance of the philosopher's educational thought. At last, as a methodological procedure we adopt the reading, analysis and the interpretation of the selected texts. |
Palabras clave : | Educação Formação Instrução John Locke Política Education Formation Instruction John Locke politics |
Área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma : | por |
PaÍs: | BR |
Institución / Editorial : | Universidade Federal de Sergipe |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Educação |
Citación : | NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do. Locke e a formação do gentleman. 2010. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4647 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CHRISTIAN_LINDBERG_LOPES_NASCIMENTO.pdf | 844,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.