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Tipo de Documento: Dissertação
Título : Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012)
Autor : Nascimento, Maíra Ielena Cerqueira
Fecha de publicación : 23-feb-2015
Director(a): Freitas, Itamar
Resumen: Este texto trata de currículos estaduais prescritos para os Social Studies (Estudos Sociais) nos Estados Unidos da América produzidos entre os anos 1995 e 2012, especificamente no que diz respeito às formas de progressão anunciadas para a aprendizagem da história. Empregando os conceitos de ―disciplina escolar‖ de André Chervel, ―currículo‖ de Tomaz Tadeu da Silva e Michael Apple, e os instrumentos da análise de conteúdo com uso do software Microsoft Office Access, o trabalho analisa uma série de documentos públicos capturados nos endereços eletrônicos de departamentos de educação dos 50 estados da aludida nação, os quais indicam o que deve ser ensinado em termos de conhecimentos, habilidades e valores. Na seção I, descreve-se o funcionamento do sistema educacional descentralizado dos EUA e seus impactos sobre o ensino de história no país. Na seção II, indicam-se as relações entre o ensino de história e os Social Studies, bem como a natureza desta disciplina escolar e a importância adjudicada ao conhecimento histórico nos currículos. Já na última seção, se descreve como as expectativas de aprendizagem relativas à história são elaboradas, bem como se analisa os princípios de progressão da aprendizagem que regem a disposição das mesmas. Por fim, a pesquisa indica que o conhecimento histórico é o núcleo integrador dos currículos dos Social Studies, e preconiza a relação entre o estudo da História e a formação da habilidade de tomada de decisões e autogoverno. Outrossim, seus conteúdos são organizados majoritariamente conforme esquema de progressão ―horizontes em expansão‖ (expanding horizons), no Brasil denominado de ―círculos concêntricos‖.
Resumen : This dissertation approachs Social Studies states prescribed curriculum at United States of America, produced between 1995 and 2012 - specifically in regard to the learning progression of history. Using the concepts of "school subject‖ (Chervel), "curriculum" (Silva; Apple) and content analysis tools as Microsoft Office Access software, this dissertation analyzes public documents captured at the departments of education of the 50 states of US, which indicate what should be taught in terms of historical knowledge, skills and values. By the chapter I, I describe the decentralized USA education system and its impact on history education. By the chapter II, I indicate the relations between teaching history and Social Studies, as well as the nature of this school subject and the importance conferred to the historical knowledge in these curricula. By the last chapter, I describe how history learning expectations are organized, and I also discuss the learning progressions principles that conduct their careful organization. Finally, this research indicates that historical knowledge is the integration core of Social Studies curricula, and supports the relation between the study of history and the ability of decision-making and self-government. Furthermore, history contents are organized mainly according to the learning progression model known as "expanding horizons", called "círculos concêntricos" (―concentric circles‖) in Brazil.
Palabras clave : História
Currículos
Disciplina escolar
Ciências sociais
Educação
Estados Unidos da América
Ensino de história
Estudos Sociais 
Curricula
School subject
Social studies
Teaching history
United States of America
Social Studies
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Idioma : por
PaÍs: BR
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : NASCIMENTO, Maíra Ielena Cerqueira. Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012). 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4656
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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