Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4722
Tipo de Documento: Dissertação
Título : A tecnologia assistiva digital na alfabetização de crianças surdas
Otros títulos : ASSISTIVE TECHNOLOGY IN DIGITAL LITERACY FOR DEAF CHILDREN.
Autor : Barbosa, Josilene Souza Lima
Fecha de publicación : 31-mar-2011
Director(a): Schneider, Henrique Nou
Resumen: O presente estudo objetiva investigar as contribuições da Tecnologia Assistiva Digital no processo de alfabetização de crianças surdas. Estas crianças enfrentam muitas dificuldades nesta fase de escolarização devido à escassez de metodologias e recursos apropriados para o ensino. Adotou-se para esta pesquisa o método Estudo de Caso com abordagem qualitativa, tendo como campo empírico a Escola Estadual de Educação Especial João Cardoso do Nascimento Júnior, localizada na cidade de Aracaju-Sergipe e como instrumentos de coleta: a observação espontânea, sistemática e participante; entrevistas com a professora do laboratório de informática e com a professora da sala de aula. Foram selecionados sete alunos surdos com idade entre dez e doze anos, porém, três destes apresentavam outras limitações associadas como: autismo, deficiência intelectual, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Assim, dos sete sujeitos, escolheu-se os quatro alunos que tinham apenas a surdez para a análise dos dados. A pesquisa está fundamentada na perspectiva sócio-histórica proposta por Vygotsky e os dados foram analisados com base nas três zonas de desenvolvimento, descritas por este teórico. Como aporte teórico, utilizou-se os estudos de Vygotsky (1989), Souza (2005), Souza (2007), Galvão Filho (2009), Schneider (2002); Bersch (2007) Santarosa et al (2010), Felipe (1997), Strobel (2007), Quadros (2006), dentre outros. Os resultados evidenciaram que os recursos da Tecnologia Assistiva Digital descortinaram novas perspectivas e possibilidades no processo de aprendizagem destas crianças. Por isso, estes recursos quando munidos de um planejamento criterioso, pode se tornar um instrumento mediador importante para a mediação do conhecimento, para elevar a auto-estima e despertar o interesse dos alunos para novas aprendizagens. .
Resumen : The present learning has porpose examime the contribuition about attending digital tecnology on deaf children alfabetization process. These children face alot of difficults in this scholarization fase it´s just to scarcity of methodologies and appropriate resort to teaching. It has been adopt to this search the studying methold with qualitative boarding case, it´s having as empiric field a public school João Cardoso do Nascimento Júnior in Aracaju and as gothering of instrument spontoneous observation, systematic and participing; interviews with the informatic has teachers and as classroom too. Seven deaf students were chosen with age between ten and twelve years of which three show associated limitation, how: autism. Intelectual deficience and dificit diseppointment of great activities/attention. So seven af subject were chosen four of all were only deaf to given analysis.The seaech is esbilished on partner historic proposed by vygotsky, and the kinds were analysed with base on three development zones descripted for this theoric as subsidiary theoric, were utilized vygotsky analysis (1989), Souza (2005), Souza(2007), Galvão Filho (2009).Schneider(2002), Bersch (2007), Quadros (2006), including others the facts evidenced that the resort about digital assistive tecnology descried new perspectives and possibilites on these children learning process. Whatsoever these resources. When following of a criterous planning can be torning an important instrument to a mediation knowledge and so elevating own valuation and awaking the interrest af students to new learning.
Palabras clave : Educação especial
Educação de surdos
Tecnologia assistiva digital
Special education
Education of deaf
Digital assistive tecnology
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
PaÍs: BR
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4722
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOSILENE_SOUZA_LIMA_BARBOSA.pdf6,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.