Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4735
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Espaços construídos, posições ocupadas : história docente de José Calasans Brandão da Silva em Sergipe
Otros títulos : BUILT SPACES, EMPLOYED POSITIONS: history teacher Joseph Calasans Brandao da Silva in Sergipe.
Autor : Costa, Silvânia Santana
Fecha de publicación : 9-dic-2011
Director(a): Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
Resumen: O presente estudo tem como foco principal a atenção docente do professor José Calasans Brandão da Silva (1915-2001) nas instituições educacionais sergipanas, bem como sua ação como técnico da educação e membro do Instituto Histórico Geográfico de Sergipe. O método utilizado foi o histórico-biográfico que permitiu a explicitação dos processos individuais e coletivos vivenciados por José Calasans Brandão da Silva. As categorias de análise utilizadas, de forma prioritária foram: representação (CHARTIER, 2009); rede de sociabilidade (SIRINELLI, 2003); trajetória (BOURDIEU, 1996); Habitus (BOURDIEU, 1990) e capital social (BOURDIEU, 2007). Para obtenção das informações, foram realizadas a pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas. Os acervos prioritários para a pesquisa, que foram visitados: o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS), o Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES); o Centro de Educação e Memória Atheneu Sergipense (CEMAS), o Instituto de Educação Ruy Barbosa (IERB), a Universidade Federal de Bahia (UFBA), o Centro de Estudos Baianos/UFBA e a Fundação Gilberto Freyre. Esse intelectual muito favoreceu a História sergipana e baiana, tanto no campo da atuação profissional como no âmbito da historiografia.
Resumen : The present study focus mainly on the teacher José Calasans Brandão da Silva s instructing caring about educational institutions from Sergipe as well as his action as educational technical and member of the Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (Historical and Geographical Institute from Sergipe) . It was used the method biographical-historical which allowed to detail the individual and collective process experienced by José Calasans Brandão da Silva. The categories of analysis used, as a priority, were: representation (CHARTIER, 2009); sociability net (SIRINELLI, 2003); trajectory (BOURDIEU, 1996); Habitus (BOURDIEU, 1990) and social capital (BOURDIEU, 2007). To obtain the information it was carried out documental and bibliographical research, besides interviews. The mainly visited collection stocks for the research were: the Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS) (Historical and Geographical Institute from Sergipe), the Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES) (Public Archive from Sergipe State); the Centro de Educação e Memória Atheneu Sergipense (CEMAS) (Atheneu Sergipense Education and Memory Center), the Instituto de Educação Ruy Barbosa (IERB) (Ruy Barbosa Education Institute), the Universidade Federal de Bahia (UFBA) (Federal University from Bahia), the Núcleo de EstudosBaianos (Studies Center from Bahia) and the Fundação Gilberto Freyre (Gilberto Freyre Foundation). This intellectual collaborated very much with the History from Sergipe and Bahia in the both sides, in the field of his professional practice and in the context of historiography.
Palabras clave : História da educação
Intelectual
Memória
José Calasans Brandão da Silva
Sergipe
History of education
Intellectual
Memory
José Calasans Brandão da Silva
Sergipe
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
PaÍs: BR
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4735
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVANIA_SANTANA_COSTA.pdf11,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.