Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4764
Document Type: Dissertação
Title: Reconhecimento e reflexividade da alteridade gay na sala de aula
Authors: Silva, Darkson Kleber Alves da
Issue Date: 16-Feb-2017
Advisor: Souza, Antônio Vital Menezes de
Resumo : Esta pesquisa analisa o fenômeno do reconhecimento e da reflexividade do professor ante a alteridade gay em sala de aula. Trata-se da análise dos processos de comunicação ocorridos por tipo de contato e modos de interação entre professor gay e alunos gays no contexto escolar. A base teórico-metodológica da pesquisa fundamenta-se na perspectiva construcionista de análise social, com base nas abordagens autobiográficas e na etnografia interpretativa. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e emprega como instrumento de pesquisa, tanto o uso do relato oral de vida pessoal e profissional de professor, quanto a entrevista intensiva semidirigida e o diário de campo. Os resultados da pesquisa indicam a existência da visibilidade, reconhecimento e reflexividade da alteridade gay em contextos pedagógicos escolares por parte de professores gays em decorrência do processo de comunicação simbólica intencional entre os envolvidos, dentro da sala de aula. Foram encontrados três tipos de contato entre alteridades gays em sala de aula: (a) contato periférico evitativo; (b) contato marginal excludente e (c) contato dialógico inclusivo. Esses elementos permitem afirmar que o reconhecimento e reflexividade da alteridade gay em sala de aula explicita-se a partir de dois diferentes tipos de comunicação: (1) Comunicação Simbólica Interreflexa e (2) Comunicação Simbólica Exorreflexa. Por fim, os fenômenos de reconhecimento e reflexividade do professor gay são inseparáveis da emancipação pessoal e coletiva dos atores sociais ainda invisibilizados no sistema escolar no que se refere à diversidade, significação social, silenciamento, opressão e (in) visibilidade da alteridade gay em sala de aula.
Abstract: This research analyzes the phenomenon of recognition and reflexivity of the teacher vis-à-vis gay alterity in the classroom. The processes of communication by type of contact and modes of interaction between gay teacher and gay students in the school context are analyzed. The theoretical-methodological basis of the research is based on the constructivist perspective of social analysis, on autobiographical approaches and interpretive ethnography. Qualitative research is applied. Oral Life Report (personal and professional), field journal and semi-structured interview were the instruments of data collection. The results of the research indicate the existence of visibility, recognition and reflexivity of gay alterity in school pedagogical contexts by gay teachers as a result of the intentional symbolic communication process among those involved in the classroom. Three types of contact between gay alterities in the classroom were found: (a) avoidant peripheral contact; (b) marginal exclusionary contact and (c) inclusive dialogic contact. These elements allow us to affirm that the recognition and reflexivity of gay alterity in the classroom is explained by two different types of communication: (1) Interreflex Symbolic Communication and (2) Symbolic Exorreflex Communication. Finally, the phenomena of recognition and reflexivity of the gay teacher are inseparable from the personal and collective emancipation of the social actors still invisible in the school system with respect to diversity, social significance, silencing, oppression and (in) visibility of gay alterity in the classroom of class.
Keywords: Educação
Comunicação na educação
Ambiente de sala de aula
Homossexuais (educação)
Professores e alunos
Educadores
Alteridade gay
Docência
Sala de aula
Classroom
Gay alterity
Teaching
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Darkson Kleber Alves da. Reconhecimento e reflexividade da alteridade gay na sala de aula. 2017. 67 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4764
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DARKSON_KLEBER_ALVES_SILVA.pdf760,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.