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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Inclusão de alunos com deficiência na educação profissional e tecnológica
Autor(es): Cardoso, Maria Heloisa de Melo
Data do documento: 30-Nov-2016
Orientador: Souza, Verônica dos Reis Mariano
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo analisar os dispositivos para a inclusão do aluno com deficiência nos cursos de formação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus Aracaju, no período de 2007 a 2016. Especificamente, buscou-se averiguar sua forma de ingresso na instituição, de modo a constatar se as propostas pedagógicas que ela adota possibilitam o acesso do aluno com deficiência aos conhecimentos necessários à sua formação profissional. Pretendeu-se, ainda, identificar as dificuldades e facilidades encontradas por esses alunos, por meio do procedimento de analisar as condições de acessibilidade pedagógica, arquitetônica e de comunicação situadas no ambiente institucional. Para tanto, a pesquisa orientou-se pela metodologia do estudo de caso, em cujo âmbito desenvolveu-se uma pesquisa de caráter qualitativo, que se efetivou com objetivo exploratório sob duas diferentes formas: a observação e a investigação de pessoas. Para a coleta dos dados, optou-se pela entrevista semiestruturada aplicada ao diretor, aos coordenadores e pedagogos, assim como um questionário composto de questões abertas e fechadas, para os alunos com deficiência, professores e alunos com deficiência egressos da instituição, num total de 36 participantes. A pesquisa constatou que a inclusão não se concretiza pelo simples fato de ser assegurado o ingresso desses alunos no sistema educacional, pois, mesmo com as conquistas e o amparo legal, a transformação da escola em um espaço para todos ainda se constitui um desafio, no sentido de responder eficazmente às necessidades individuais do discente. Pode-se dizer, em conclusão, que garantir a oferta de formação profissional para alunos com deficiência certamente se constituiu um avanço, porém apenas ter formação não é condição suficiente para que essas pessoas tenham acesso ao mundo do trabalho.
Abstract: This study aimed to analyze the devices for the inclusion of students with disabilities in vocational training courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology Sergipe - Aracaju Campus, from 2007 to 2016. Specifically, we sought to determine their form of entry into the institution in order to ascertain whether the educational proposals that it adopts enable access for students with disabilities to the knowledge necessary for their vocational training. The intention was also to identify the difficulties and facilities faced by these students through the procedure of analyzing the conditions of pedagogical accessibility, architectural and communication located in the institutional environment. Therefore, the research was guided by the case study methodology, under which developed a qualitative research, which was accomplished with exploratory objective in two different ways: observation and investigation of persons. To collect the data, we opted for the semi-structured interview applied to the director, coordinators and teachers, as well as a questionnaire composed of open and closed questions, for students with disabilities, teachers and students with graduates disability institution for a total of 36 participants. The survey found that inclusion is not realized by the simple fact of being assured entry of these students in the educational system, because even with the achievements and legal support, the school transformed into a space for all is still a challenge in order to effectively respond to individual student needs. It can be said, in conclusion, to ensure vocational training provision for students with disabilities certainly represented a step forward, but only have training is not sufficient for such persons to have access to the working world.
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Formação profissional
Ensino (metodologia)
Alunos com deficiência
Inclusão
Student with disabilities
Professional qualification
Inclusion
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: CARDOSO, Maria Heloisa de Melo. Inclusão de alunos com deficiência na educação profissional e tecnológica. 2016. 166 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4804
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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