Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4822
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | A educação no processo de reprodução do ser social, crise do capital e os novos padrões de desenvolvimento tecnológico |
Autor : | Rangel, Rosilene Pimentel Santos |
Fecha de publicación : | 25-nov-2005 |
Director(a): | Aranha, Maria Lúcia Machado |
Resumen: | Este texto analisa a relação entre novos padrões de desenvolvimento tecnológico e educação. Seu processo de investigação é pautado no estudo de obras que tratam das transformações societárias e suas implicações na educação, considerando aspectos econômicos, políticos e educacionais do problema, suas dimensões e relações. O complexo da educação é basicamente entendido em sentido ontológico como momento intimamente relacionado ao processo de reprodução sócio-humana, compondo o conjunto de posições derivadas do trabalho e produzidas pelo homem para a continuidade do ser social. O texto também aborda a dinâmica do desenvolvimento capitalista, a crise do capital e suas conseqüências, a reestruturação produtiva e a política de ajuste neoliberal, procurando mostrar como a educação se situa neste tipo de sociabilidade e de que forma ela vem respondendo ao novo patamar tecnológico com imposição de novas exigências à formação dos indivíduos. Nessa perspectiva, são discutidas alterações na legislação educacional provenientes da adesão do Brasil ao ideário neoliberal. Busca ainda na análise da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional elementos que associam a educação às transformações no mundo do trabalho e das novas tecnologias aí presentes. |
Resumen : | This text analyses the relation between new technology development standards and education. Its investigation process is based on the study that deals with the social transformation and its implication in education, considering economical, political and educational aspects of the problem, as well as its dimensions and relations. The educational complex is basically agreed in ontological sense as a moment related to the human social reproduction process, composing the set of positions coming from labour and created by man to the continuation of the social being. The text also deals with the capitalistic development dynamics, capital crisis and its consequences, productive structure and the neoliberalism politics, trying to show how education is situated in this sort of sociability and how it responds to the new technology level with the imposition of new demands to the individual formation. From this perspective, changes in the laws of education coming from Brazil s acceptance to the neoliberalism ideas are discussed. It also searches in the analyses of the new Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional facts that associate education to the changes in the labour world and the new technologies present in it. |
Palabras clave : | Educação Trabalho Reprodução social Crise do capital Desenvolvimento tecnológico Education Labour Social reproduction Capital crisis Technology development |
Área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma : | por |
PaÍs: | BR |
Institución / Editorial : | Universidade Federal de Sergipe |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Educação |
Citación : | RANGEL, Rosilene Pimentel Santos. A educação no processo de reprodução do ser social, crise do capital e os novos padrões de desenvolvimento tecnológico.. 2005. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2005. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4822 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSILENE_PIMENTEL_SANTOS_RANGEL.pdf | 642,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.