Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4832
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe : múltiplos olhares
Otros títulos : Weaving the inclusion in the Federal University of Sergipe : multiple perspectives
Autor : Cruz, Cândida Luisa Pinto
Fecha de publicación : 25-oct-2016
Director(a): Souza, Rita de Cácia Santos
Resumen: A pesquisa em tela buscou conhecer a construção das primeiras iniciativas para inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal de Sergipe. Nosso objetivo foi conhecer o processo de inclusão dos discentes com deficiência na UFS sob a ótica dos participantes desse processo: docentes, discentes com e sem deficiência e acompanhantes. Nesse sentido, foi necessário construir a tessitura que corresponde a uma rede que guia e entrelaça os fatos. Revela os personagens envolvidos, o convênio entre governo do Estado de Sergipe e a Secretaria de Estado da Educação com o governo cubano, assim como com o Departamento de Educação da UFS, tendo como foco as ações científicas para a formação de docentes e técnicos das redes estadual, municipal e federal para atender às pessoas com deficiência nas mais variadas etapas educacionais. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, numa pesquisa de abordagem qualitativa. Foram utilizadas como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas com os 22 sujeitos entrevistados. Delimitamos como lócus o Centro de Educação e Ciências Humanas-CECH/UFS, Campus São Cristóvão. Os resultados trazem à luz que o CECH iniciou o processo de inclusão de disciplina voltada para a temática no Departamento de Psicologia, mas é o Departamento de Educação que inicia o processo de formação de profissionais docentes na perspectiva inclusiva para atuarem nas redes públicas e particular do Estado de Sergipe.
Resumen : This research aimed to know the construction of the first initiatives for inclusion of people with disabilities in the Federal University of Sergipe (FUS). The aim was to understand the process of inclusion of students with disabilities in the FUS under an approach of the participants of this process: teachers, students with and without disabilities and caregivers. In this sense, a building was necessary to guide and interweaves the facts. In this perspective, the agreement between the government of the State of Sergipe and the State Department of Education with the Cuban government was revealed, as well as the Department of Education of the FUS, focusing on scientific actions for the training of teachers and technicians from state networks and federal to meet people with disabilities in various educational stages. The methodological procedure adopted was the case study, a research approach qualitativa.Os instruments for data collection were semi-structured interviews with 22 subjects interviewed. It was defined as the search location the Center for Education and Human Sciences-CEHS / FUS, Campus São Cristovão. The results show that the CEHS started the discipline of inclusion focused on the subject in the Department of Psychology, but the Department of Education began the process of forming professional teachers; in an inclusive perspective, to work in the private and public networks of the State of Sergipe.
Palabras clave : Educação
Educação inclusiva
Acessibilidade
Ensino superior
Estudantes deficientes
Surdos
Cegos
Discente com deficiência
Docência
Inclusão
Accessibility
Students with disabilities
Teaching
Higher education
Inclusion
Educação de surdos
Educação de cegos
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
PaÍs: Brasil
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : CRUZ, Cândida Luisa Pinto. Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe : múltiplos olhares. 2016. 163 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4832
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CANDIDA_LUISA_PINTO_CRUZ.pdf3,93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.