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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4834
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana |
Autor : | Silva, Neilton Costa da |
Fecha de publicación : | 7-ago-2006 |
Director(a): | Schneider, Henrique Nou |
Resumen: | O objetivo deste trabalho está relacionado com as formas de apropriação das Tecnlogias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo ensinoaprendizagem escolar e as proposições de Pierre Lévy sobre virtualização e as potencialidades das TIC, enquanto ferramentas condicionadoras dos processos que dão forma a realidade social dos indivíduos na contemporaneidade. A sua proposta é investigar como as TIC estão sendo apropriadas por alunos e professores, através da identificação de fatores que contribuam para os seus sentidos e significados no espaço escolar. A questão central nesse trabalho é : as TIC estão sendo apropriadas como coisas , ou seja, como artefatos tecnologicos para processar e acessar conteúdos, calcular e realizar tarefas ou, como objetos" mediadores da competência humana, partilháves, não territoriais, potencializadores e ressignificadores do processo ensino-aprendizagem escolar através da criação de novas finalidades educativas? O campo de observação escolhido foi o Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (CEFET-SE), especificamente os cursos de Eletrônica e de Informática desta instituição, onde realizou-se um estudo de caso com duas turmas dos referidos cursos, o que permitiu colher as informações necessárias para as conclusões que constam como resultados finais desse trabalho. |
Resumen : | The objective of this research is relating to appropriated forms of Technologies of the Information and Communication (T.I.C.) on the Scholar Teaching-Learning process and prepositions of Pierre Lévy about virtualization and the potentialities of the T.I.C., while conditioning tools of the processes which will give form to a social reality from the people in modern times. Its proposal is to investigate how the T.I.C. are being appropriated by students and professors, through identification of factors that will contribute to increase their common senses and scholar space meanings. The central question is: The T.I.C. are being appropriated as things , or however, being as technological artifacts to process and access registered historical containing, to calculate and do some jobs or, as objects mediators from the human competence, cherished materials, non territorial, potential helpers and re-coding readers on the scholar teaching-learning process, contributing all together to the development of new education practices? The area of observation chosen was the Federal Center of Technological Education of Sergipe, (CEFET-SE) in Brazil, especially the Courses of Electronics and Computing Science from this institution, where it was done a research in between two groups on the referred subjects, which permitted to collect the necessary information to conclude the final results presented in this research. |
Palabras clave : | Tecnologias de informação Comunicação Ensino |
Área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma : | por |
PaÍs: | BR |
Institución / Editorial : | Universidade Federal de Sergipe |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Educação |
Citación : | SILVA, Neilton Costa da. As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4834 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
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