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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência
Autor(es): Santos, Anderson de Oliveira
Data do documento: 1-Mar-2016
Orientador: Melo, Marlene Rios
Resumo: Discussões sobre a importância da utilização da História da Ciência no processo de ensino e aprendizagem de disciplinas como: Química, Física e Biologia, tanto no ensino médio quanto na formação professores, seja ela inicial ou continuada, têm sido cada vez mais recorrentes. Entre as contribuições para a utilização da História da Ciência na educação científica destacam-se a colaboração no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, seja na aprendizagem conceitual ou na compreensão da própria Natureza da Ciência, isto é, como o conhecimento científico é construído e como é o pensar e “fazer” da ciência e dos cientistas. Esta pesquisa objetivou investigar as concepções de licenciandos sobre a História da Química e a sua utilização no ensino, bem como também nas suas visões sobre a Natureza da Ciência. Para validação de nossos instrumentos de coletas de dados utilizamos professores de Química atuantes. Como referencial de análise utilizou-se da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados deste estudo apresentaram algumas visões distorcidas sobre a História da Química e a Natureza da Ciência, como por exemplo, a mera citação de datas e acontecimentos históricos da Ciência.
Abstract: Discussions on the importance of the use of the history of science in the process of teaching and learning of disciplines such as: Chemistry, physics and biology, both in high school and in teacher training, be it initial or continued, have been increasingly applicants. Among the contributions to the use of the history of science in science education include collaboration in the process of teaching and learning in science concept learning or understanding of the very nature of Science, that is, how scientific knowledge is constructed and how the thinking and "do" Science and scientists. This study aimed to investigate the conceptions of licenciandos about the history of chemistry and its use in teaching, as well as in their views about the nature of science. For validation of our data collection instruments, we use Active Chemistry teachers. As a reference used analysis of Textual analysis of Discursive Moraes and Galiazzi (2011). The results of this study showed some distorted views on the history of chemistry and the nature of science, for example, the mere citation of dates and historical events of science.
Palavras-chave: Química
Ensino de química
Professores
Formação de professores
História da química
Ciência
Natureza da Ciência
Formação inicial de professores de química
History of chemistry
Nature of science
Initial training of chemistry teachers
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SANTOS, Anderson de Oliveira. Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência. 2016. 123 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5095
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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