Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5107
Document Type: | Dissertação |
Title: | Tecnologias da informação e comunicação no ensino de matemática : uma abordagem na prática docente |
Authors: | Santos, Katia Maria Limeira |
Issue Date: | 5-May-2017 |
Advisor: | Vasconcelos, Carlos Alberto |
Resumo : | A presente pesquisa tem como objetivo investigar as práticas dos professores de Matemática a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), especificamente do software Geogebra em uma escola pública de Sergipe, bem como descrever pressupostos teóricos acerca da utilização das TIC no ensino de Matemática, identificar as TIC utilizadas na prática docente e as atividades desenvolvidas pelos professores, e analisar as concepções dos professores sobre o uso das TIC (software Geogebra) na sala de aula. Para atingir os objetivos propostos, optou-se por uma abordagem qualitativa, com delineamento metodológico de estudo de caso através das técnicas de observação e entrevista com dois professores que lecionam a disciplina Matemática em uma escola pública de Aracaju/Sergipe. Para tanto, foi construído um quadro teórico, tendo como suporte os estudos de Borba (2003, 2014), Bicudo (2005), Castells (2006), Kenski (2004, 2006, 2013, 2016), Lévy (1997), Moreira (2005), Nacarato (2013), Pais (2008), Pimenta (2006), Tardif (2009, 2011), Nóvoa (1999), dentre outros autores que fundamentam o uso das TIC no ensino de Matemática. A realização deste estudo possibilitou conhecer o contexto em que ocorreu a pesquisa, as ações dos sujeitos (P1 e P2) inseridos e o espaço da investigação sobre as TIC como instrumento pedagógico, em especificidade o software Geogebra. Os resultados alcançados indicaram que os professores recorrem às tecnologias como algo a mais para motivar os alunos, por meio de uma prática docente que promove aprendizagem e integra as TIC ao ensino de Matemática. |
Abstract: | This research aims to investigate the practices of Mathematics teachers based on the use of Information and Communication Technology (ICT), specifically of Geogebra software in a public school in Sergipe, as well as to describe theoretical assumptions about the use of ICT in mathematics teaching, identify the ICT used in teaching practices and the activities developed by teachers, analyze the conceptions of teachers about the use of ICT (Geogebra software) in the classroom. To reach the proposed objectives was chosen a qualitative approach, with methodological design case study through of observation of techniques and interview with two teachers who teach Mathematic in a public school of Aracaju/Sergipe. Therefore, was build a theoretical framework, having as support the Borba studies (2003, 2014), Bicudo (2005), Castells (2006), Kenski (2004, 2006, 2013, 2016), Lévy (1997), Moreira (2005), Nacarato (2013), Pais (2008), Pimenta (2006), Tardif (2009, 2011), Nóvoa (1999), and others authors that ground the use of ICT in mathematics teaching. The realization about this study possibilities know the context in which happens research, the subject’s action (P1 and P2) inserted and the space of investigation about the ITC with pedagogical instruments, in specificity the Geogebra software. The results achieved indicated that teachers are using the technologies such as something else to motivate the students, by means of teaching practice that promotes learning and integrates the ITC to Mathematics teaching. |
Keywords: | Matemática Ensino de matemática Software Professores de matemática Tecnologia educacional Tecnologia da informação e comunicação (TIC) Prática docente Software Geogebra Information and communication technology Mathematics teaching Teaching practice Geogebra Software |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher / Institution : | Universidade Federal de Sergipe |
Institution: | UFS |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | SANTOS, Katia Maria Limeira. Tecnologias da informação e comunicação no ensino de matemática : uma abordagem na prática docente. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017. |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5107 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KATIA_MARIA_LIMEIRA_SANTOS.pdf | 4,71 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.