Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5121
Document Type: Dissertação
Title: Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros
Authors: Santos, Graziane Gomes dos
Issue Date: 17-Feb-2017
Advisor: Souza, Divanízia do Nascimento
Resumo : Neste trabalho de pesquisa buscou-se identificar, por meio de uma sequência didática, como ocorre a aprendizagem dos alunos da terceira série do Ensino Médio sobre conceitos referentes ao conteúdo Polímeros. Utilizou-se como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem significativa de David P. Ausubel, além de considerações sobre o multiculturalismo no ensino de ciências e o pluralismo metodológico em relação aos sete saberes que são necessários para a educação do futuro. A metodologia de investigação se enquadra numa abordagem do tipo qualitativa, utilizando elementos da análise de conteúdo, fundamentada em atividades experimentais em sala de aula. A pesquisa foi realizada a partir da formação de dois grupos de alunos: no grupo 01, composto de alunos de uma escola da rede privada; e grupo 02, por alunos da rede pública de ensino. A coleta de dados possibilitou avaliar inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo em questão. Em seguida, foram desenvolvidas as atividades da sequência didática (SD) e realizada a análise de conteúdo dos alunos, por meio das respostas das questões e do teste final. Das análises, pôde-se verificar que a SD contribuiu para uma assimilação efetiva do conteúdo Polímeros e, por conseguinte, para o processo de aprendizagem dos alunos e formação de cidadãos mais críticos.
Abstract: This research aimed to identify, through a didactic sequence, how the students of the third grade of High School learn about concepts related to the content Polymers. We used as a theoretical referential the Theory of Meaningful Learning of David P. Ausubel, as well as considerations on multiculturalism in the teaching of sciences and methodological pluralism in relation to the seven knowledges that are necessary for the education of the future. The research methodology is part of a qualitative approach, using elements of content analysis, based on experimental activities in the classroom . The students participating in the research comprised two groups: group 01, composed of students from a private school; and group 02, by students of a public school. The data collection made it possible to initially assess the students' previous knowledge about the content in question. After that, the activities in didactic sequence (SD) were developed and the students' discursive textual analysis was carried out, through the answers of the questions and a final test. From the analyzes, it was verified that SD contributed to an effective assimilation of the content Polymers and, therefore, to the process of student learning and training of more critical citizens.
Keywords: Química
Química (ensino médio)
Química (estudo e ensino)
Polímeros
Análise de conteúdo
Sequência didática (SD)
Aprendizagem significativa
Didactic sequence
Significant learning
Content analysis
Polymers
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SANTOS, Graziane Gomes dos. Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros. 2017. 88 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5121
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf970,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.