Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5122
Document Type: | Dissertação |
Title: | As interações discursivas no ensino de geometria por meio de técnicas de dobradura e outras atividades lúdicas : um estudo de caso em uma turma do 3º ano do ensino fundamental |
Authors: | Paixão, Tereza Cristina dos Santos |
Issue Date: | 24-Mar-2017 |
Advisor: | Silva, Adjane da Costa Tourinho e |
Resumo : | Esta pesquisa teve por objetivo analisar o desenvolvimento de uma sequência didática elaborada e voltada para o ensino de geometria, por meio de técnicas de dobraduras e outras atividades lúdicas, verificando as suas contribuições para a evolução conceitual e de habilidades motoras dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre a própria prática. Modalidade definida por João Paulo da Ponte como pesquisa sobre a própria prática (PPP). Nessa perspectiva, a pesquisadora atuava como professora da turma investigada. O foco analítico, tendo-se em vista uma perspectiva sociocultural de educação, voltou-se, principalmente, para as interações discursivas configuradas no cotidiano da sala de aula, as quais foram analisadas com base nas teorias de Vygotsky e Bakhtin, bem como em algumas categorias analíticas propostas por Mortimer e Scott. Os dados foram obtidos e tratados com inspiração na etnografia interacional. Por meio de filmagens e anotações de campo, as ações da professora e dos alunos foram registradas. Cada aula da sequência didática, registrada em vídeo, foi mapeada em episódios, os quais foram submetidos à análise, sendo que os mais representativos foram transcritos, tendo sua análise aprofundada. Os resultados obtidos indicam que as interações guiadas e fomentadas pela professora em sala de aula, bem como as ferramentas mediadoras por ela utilizadas favoreceram o desenvolvimento e a aprendizagem do conteúdo matemático explorado, contribuíram para a evolução das habilidades motoras dos alunos, possibilitaram o diálogo com Arte e a formação dos conceitos básicos de geometria. |
Abstract: | The objective of this research was to analyze the development of a didactic sequence elaborated and geared to the teaching of geometry through folding techniques and other play activities, verifying their contributions to the conceptual evolution and motor skills of the students. The research was developed with students of the 3rd year of elementary school of a state school, located in the municipality of Nossa Senhora do Socorro, in Sergipe. It is a qualitative research on the practice itself. Modality defined by João Paulo da Ponte as a research on the practice itself (PPP). In this perspective, the researcher acted as teacher of the group investigated. The analytical focus, taking into account a sociocultural perspective of education, turned mainly to the discursive interactions configured in the classroom everyday, which were analyzed based on theories of Vygotsky and Bakhtin, as well as in some Analytical categories proposed by Mortimer and Scott. The data were obtained and treated with inspiration in the interactional ethnography. Through filming and field notes, the actions of the teacher and students were recorded. Each class of the didactic sequence, recorded in video, was mapped in episodes, which were submitted to the analysis, and the most representative ones were transcribed, and their analysis was deepened. The obtained results indicate that the interactions guided and fomented by the teacher in the classroom, as well as the mediating tools used by them favored the development and learning of the mathematical content explored, contributed to the evolution of the students' motor skills, enabled the dialogue with Art and the formation of the basic concepts of geometry. |
Keywords: | Matemática Geometria Aprendizagem baseada em problemas Origami Ensino-aprendizagem de geometria Técnicas de dobraduras Interações discursivas Atividades lúdicas Teaching-learning of geometry Folding techniques Discursive interactions |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher / Institution : | Universidade Federal de Sergipe |
Institution: | UFS |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | PAIXÃO, Tereza Cristina dos Santos. As interações discursivas no ensino de geometria por meio de técnicas de dobradura e outras atividades lúdicas : um estudo de caso em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. 2017. 123 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017. |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5122 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TEREZA_CRISTINA_SANTOS_PAIXAO.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.