Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5133
Document Type: Dissertação
Title: Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS
Authors: Santos, éverton da Paz
Issue Date: 30-Mar-2015
Advisor: Melo, Marlene Rios
Resumo : Este trabalho se propõe a investigar as manifestações interpretativas de um grupo de licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe, sobre contextualização crítica na perspectiva educacional CTS, a partir de uma leitura de referenciais teóricos que se comprometem com esta abordagem. Além disso, avaliar o que ficou destas leituras realizadas, a partir da análise e leitura da produção textual dos licenciandos, diante das concepções manifestadas e dos discursos escritos, apoiados na Análise Textual Discursiva. Para tanto, foram selecionados três artigos que se complementavam, tendo o mesmo autor principal. Após as leituras dos artigos, os licenciandos produziram um texto e responderam um questionário que discorria sobre a contextualização crítica e abordagem CTS. Os resultados obtidos possibilitaram a criação de categorias, a priori, e categorias emergentes a partir da análise dos dados coletados por meio das manifestações discursivas dos licenciandos, sendo possível enquadrar e categorizar estes discursos, que se distanciaram do conceito de contextualização crítica, defendida pelo autor e por nós, apontando um avanço ainda muito tímido diante da intervenção realizada, uma vez que, a prática da leitura e escrita é pouco valorizada na formação destes licenciandos.
Abstract: This study aims to investigate the interpretive demonstrations of a group of undergraduates in chemistry at the Federal University of Sergipe, on the critical context within the Science Technology and Society (STS) educational perspective, using a reading of theoretical frameworks that are committed to this approach. Also, this study aims to evaluate what was absorbed from these readings by reading and analysing textual production of undergraduates, given the expressed views and written speeches, supported by the Textual Analysis Discourse. To this end, three articles were selected that were complementary, with the same lead author.. After reading the articles, the undergraduates produced a text and answered a questionnaire that discussed the critical context and the STS approach. The results enabled the creation of categories and emerging categories from the analysis of data collected through the discursive manifestations of undergraduates, which can frame and categorize these speeches, which distanced themselves from the concept of critical contextualization, championed by the author of the text and by the author of this study, pointing to a still very timid advance on the intervention performed, as reading and writing practice is undervalued in the education of these undergraduates.
Keywords: Contextualização crítica
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Formação de professores
Ensino de química
Pedagogia crítica
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ciência e humanidades
Context Criticism
Science, technology and society (STS)
Teacher Training
Subject CNPQ: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SANTOS, éverton da Paz. Concepções dos licenciados em química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5133
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVERTON_PAZ_SANTOS.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.