Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5136
Document Type: Dissertação
Title: O discurso pedagógico segundo a teoria de Basil Bernstein : o contexto de sala de aula no ensino de química
Authors: Silva, Gisleine Souza da
Issue Date: 28-Feb-2014
Advisor: Silva Filho, Juvenal Carolino
Resumo : Neste trabalho são descritas as relações sociológicas envolvidas no âmbito escolar de professores de Química do Ensino Médio de duas escolas da cidade de Itabaiana-SE. Para discutir as relações envolvidas na comunidade escolar foi utilizado um recorte da Teoria de Basil Bernstein, em específico o Modelo do Discurso Pedagógico centrado no contexto escola/sala de aula, proposto pelo Grupo de Estudos Sociológicos da Sala de Aula (ESSA). Os sujeitos da pesquisa foram: direção, coordenação, alunos (1º e 3º Ano do Ensino Médio), pais ou responsável e professores de química. A pesquisa foi desenvolvida a partir do uso de uma metodologia mista. Os resultados mostraram que as relações entre os sujeitos professor-escola não são tão efetivas isto porque são enfatizadas apenas as interações principalmente em momentos de reuniões. A relação entre professor-pais de alunos é praticamente inexistente e a relação professor-aluno ocorre de maneira mais efetiva, porém contém imperfeições que devem ser corrigidas, segundo o modelo adotado como referencial. Em comparação ao modelo teórico para prática pedagógica do professor, proposto pelo grupo ESSA, os dois professores pesquisados apresentam similaridades em suas práticas pedagógicas, em relação ao modelo adotado. A maior discrepância nas práticas dos dois professores é em relação à classificação do espaço entre os professores e alunos, para o professor 1 há uma nítida separação do espaço, diferentemente do professor 2 que apresentou classificação fraca. Para uma prática pedagógica favorável ao desenvolvimento escolar deve-se buscar o estreitamento das relações entre todos os sujeitos envolvidos, na busca por classificação e enquadramento próximo ao modelo de uma prática pedagógica mista que seja favorável ao sucesso do aluno na escola.
Keywords: Basil Bernstein
Química
Ensino de química
Sociologia educacional
Professores e alunos
Ensino
Prática de ensino
Relações na escola
Discurso pedagógico
Teoria de Basil Bernstein
Chemistry
Chemistry
Educational sociology
Student teaching
Teacher-student relationships
Teaching
Subject CNPQ: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5136
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISLEINE_SOUZA_SILVA.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.