Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5176
Tipo de Documento: Dissertação
Título : As disciplinas de exatas e o processo de ensino para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe
Autor : Santos, Flávio Correia
Fecha de publicación : 29-ago-2014
Director(a): Souza, Verônica dos Reis Mariano
Resumen: O objetivo deste trabalho consistiu em analisar as metodologias e recursos utilizados pelos professores das disciplinas de exatas para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe. Optamos por uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso. Os resultados apontam que não basta uma política de ação afirmativa que viabiliza cotas para alunos com deficiência ainda é preciso muitas transformações tanto nas questões de acessibilidade arquitetônica, quanto nas questões pedagógicas na sala de aula, em relação ao currículo e também em relação ao professor em seu processo de formação continuada para um melhor desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, nas disciplinas de exatas. Conclui-se que os professores pesquisados não consideram o aluno cego como seu aluno, mas como aluno da Universidade e esta deve ser responsável pela aprendizagem do deficiente visual.
Resumen : This work aims to analyze the methodologies and resources used by professors of exact sciences in their classes attended by visually impaired students at the Federal University of Sergipe. We opted to carry out qualitative research with a case study approach. The results indicate that it is not enough to implement an affirmative action policy with reserved seats at the university for disabled students. A large number of transformations should also take place in different aspects of the university, such as its physical structure, the faculty´s teaching practices, the curriculum, and also professors´ ongoing development in his/her work as a teacher of exact sciences. We come to the conclusion that the professors surveyed do not regard blind students as their students, but rather as a student of the university, which should be responsible for the learning process experienced by these students.
Palabras clave : Deficientes visuais
Educação especial
Educação inclusiva
Formação de professores
Inclusive education 
Special education
Teachers
Visually handicapped
Área CNPQ: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma : por
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/5176
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FLAVIO_CORREIA_SANTOS.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.