Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5183
Document Type: | Dissertação |
Title: | O ensino da análise combinatória : um estudo dos registros de representações semióticas por meio de sequência didática |
Authors: | Fonseca, Antonio Jailson dos Santos |
Issue Date: | 5-Mar-2015 |
Advisor: | Souza, Divanizia do Nascimento |
Resumo : | A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar o potencial das transformações dos registros de representação semiótica em uma proposta de ensino de Análise Combinatória construída com base na resolução de problemas para alunos da 2º série do ensino médio. O referencial teórico desta investigação esteve relacionado com o processo de ensino e aprendizagem da disciplina matemática, utilizando os Registros de Representação Semiótica, Níveis de conhecimento esperados dos estudantes e Resolução de Problemas. Para o desenvolvimento desse estudo foram utilizados aspectos metodológicos da Engenharia Didática. A análise se desenvolveu numa perspectiva qualitativa. Participaram dessa pesquisa os alunos da segunda série do ensino médio do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria em Aracaju/SE. Ficou comprovado na aplicação da sequência didática que o ensino baseado em experiências de aulas que estimule a mobilização dos registros semióticos e com atividades relacionadas ao cotidiano do discente contribuiu de forma efetiva para o ensino e a aprendizagem de Análise Combinatória. |
Abstract: | Cette recherche visait à étudier le potentiel des transformations de représentation sémiotique d´enregistrements dans une analyse combinatoire de la proposition de l´enseignement intégré sur la résolution pour les étudiants de 2e année de l´école secondaire problème. Le cadre théorique de cette recherche a été liée à l´enseignement et l´apprentissage des cours de mathématiques en utilisant la Représentation Sémiotique registres, les niveaux de connaissance attendus des étudiants et de dépannage. Pour le développement de cette étude ont été utilisés aspects méthodologiques de génie didactique. L´analyse a été développé à partir d´un point de vue qualitatif. Participé à cette étude, les élèves de la deuxième année de l´école secondaire de la State College Victoire de Santa Maria à Aracaju / SE. Il a été prouvé dans l´application de la séquence d´enseignement que l´enseignement basé sur les leçons de l´expérience qui stimule la mobilisation des dossiers sémiotiques et les activités liées à la quotidienne de l´étudiant a contribué efficacement à l´enseignement et l´apprentissage de l´analyse combinatoire. |
Keywords: | Análise combinatória Educação matemática Registro de representação semiótica Engenharia didática Analyse combinatoire L´enseignement des mathématiques Sémiotique d´inscription de la représentation Ingénierie didactique |
Subject CNPQ: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher / Institution : | Universidade Federal de Sergipe |
Institution: | UFS |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | FONSECA, Antonio Jailson dos Santos. O ensino da análise combinatória : um estudo dos registros de representações semióticas por meio de sequência didática. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5183 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANTONIO_JAILSON_SANTOS_FONSECA.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.