Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5186
Document Type: Dissertação
Title: Percepções de licenciados em física a respeito das inter-relações entre ciência-tecnologia e sociedade
Authors: Nascimento Neto, Moacir Cardoso do
Issue Date: 5-Apr-2013
Advisor: Souza, Divanizia do Nascimento
Resumo : O presente trabalho buscou investigar as percepções de um grupo de licencandos em Física da Universidade Federal de Sergipe a respeito das inter-relações entre Ciência-Tecnologia- Sociedade. A relevância do nosso trabalho encontra-se no fato de que estudar as concepções de professores sobre as inter-relações CTS é um dos aspectos essenciais na tentativa de antever os rumos da alfabetização científica e tecnológica. Nesse sentido, nosso trabalho se desenvolveu em duas etapas. A primeira está relacionada à montagem e aplicação de uma escala do tipo Likert, denominada neste trabalho de Questionário CTS, para avaliação do posicionamento do grupo frente às interações Ciência-Tecnologia-Sociedade. Na segunda etapa, a partir dos resultados obtidos na primeira etapa, foram escolhidas seis afirmativas do questionário CTS para que fossem comentadas pelos licenciandos. As respostas da segunda etapa foram categorizadas, de acordo com a propostas de Miranda (2008), em realista, plausível, simplista e outras respostas. O cruzamento dos resultados obtidos nas duas etapas deste trabalho permitiram avaliar o pensar dos futuros professores em termos de aproximações e distanciamentos relativamente aos três parâmetros propostos por Auler e Delizoicov (2006).
Abstract: The present work investigated the perceptions of a group of licensing in Physics from the Federal University of Sergipe about the interrelationships between Science-Technology-Society. The significance of our work lies in the fact that studies on the views of teachers about the interrelationships CTS is one of the key aspects in an attempt to predict the direction of scientific and technological literacy. The first is related to the assembly and application of a Likert scale, called this work of CTS questionnaire to evaluate the positioning of the group toward interactions Science-Technology-Society. In the second stage, from the results obtained in the first step, they chose six affirmative of questionnaire CTS for that were commented by licensing. The answers of the second stage were categorized according to the proposals of Miranda (2008), in realistic, plausible, and other simplistic answers. The comparison of results obtained in two stages of this work allowed to assess the thinking of future teachers in terms of similarities and differences for the three parameters proposed by Auler and Delizoicov (2006).
Keywords: Ciência
Tecnologia e civilização
Alfabetização
Física
Inter-relações CTS
Questionário CTS
Licenciandos em Física
Literacy
Physics
Science
Licensing
Questionnaire CTS
Licensing in Physics.
Educação
Ensino de física
Subject CNPQ: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5186
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOACIR_CARDOSO_NASCIMENTO_NETO.pdf509,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.