Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5187
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino |
Autor(es): | Oliveira, Kecia Karine Santos de |
Data do documento: | 26-Fev-2015 |
Orientador: | Souza, Divanizia do Nascimento |
Resumo: | A tendência digital é uma realidade, exemplo disso é o crescimento das tecnologias digitais e a inserção delas na escola básica. A presença de tais tecnologias em sala de aula contribui para a inclusão digital, pois amplia o acesso às informações através da internet, permitindo, por exemplo, problematização, observação de outros contextos, estímulo e construção de visão crítica e conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de professores que lecionam Matemática sobre as tecnologias digitais, desde a sua implantação ao seu uso pedagógico nas escolas da rede pública de Aracaju, SE. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, e como instrumento de coleta de dados foi adotado a aplicação de questionários a 41 professores do ensino fundamental. Foi observado que, apesar de alguns problemas relacionados com acesso à internet e ao reduzido número de equipamentos disponíveis, a maioria dos professores participantes da pesquisa procurou meios para utilizar as tecnologias digitais em sala de aula, e ao trabalharem dessa forma observaram resultados positivos na aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | The digital trend is a reality; example of this is the growth of digital technologies and the inclusion of them in elementary school. The presence of such technologies in the classroom contributes to digital inclusion by widening access to information using internet, allowing, for example, questioning, to observe other contexts, stimulus and construction of critical vision and knowledge. In this context, the present study aims to analyse the perception of teachers who teach Mathematics on digital technologies, from its beginning to its pedagogical use in schools of the public network Aracaju, SE. The methodology used was of quantitative and qualitative nature, and for data collection was adopted the application of questionnaires to 41 teachers of elementary school. Thus, in spite some problems related to internet access and the limited number of available equipment, the majority of respondents teachers are looking for ways to using technology in the classroom, and to work that way observed positive results in student learning. |
Palavras-chave: | Professor Tecnologias digitais Matemática Professores de matemática Ensino de matemática Tecnologia educacional Inclusão digital Prática de ensino Didática Matemática (Ensino fundamental) Teacher Digital technologies Mathematics |
área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | OLIVEIRA, Kecia Karine Santos de. As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5187 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.