Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5215
Document Type: | Dissertação |
Title: | O sentido de aprender matemática acerca da fórmula de Bhaskara |
Authors: | Santos, José Aldon Garção |
Issue Date: | 20-Jun-2011 |
Advisor: | Charlot, Bernard |
Resumo : | Pautada nas experiências dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental, quando estudam a equação de segundo grau e a fórmula de Bhaskara, esta pesquisa analisa qual o sentido de aprender Matemática para esses alunos de escolas públicas do município de Itabaiana/SE. De caráter qualitativo, a pesquisa tem por objetivo verificar como o aluno se mobiliza para aprender os conteúdos matemáticos, tendo como foco a equação de 2° grau e a fórmula de Bhaskara, e busca compreender a relação com o saber nesta fase de aprendizagem. O aporte teórico encontra subsídio nas teorias de Bernard Charlot (2007, 2005), Silva (2009), Boyer (2004) dentre outros. Os dados foram coletados por observação das aulas, com a aplicação de questionários bem como por entrevistas, cujos resultados revelam que o aprendizado matemático, especificamente a equação do segundo grau e a fórmula de Bhaskara, é influenciado diretamente pela presença do livro didático, o qual, juntamente com as práticas docentes, vem contribuindo para que este conteúdo seja visto como sem relevância para o futuro do aluno, prevalecendo à memorização momentânea (decorar) e não o aprendizado efetivo. |
Abstract: | Regarding the experiences of the ninth graders students from primary school, when they study both quadratic equation and Bhaskara s formula, this research examines what the sense of the Mathematics learning for public schools students from Itabaiana/SE. This is a both qualitative research, and it intends verifying how a student mobilized himself to learn those math subjects, focusing on the quadratic equation and Bhaskara s formula, it seeks understanding the relation with the knowledge at this stage of learning. The theoretical contribution comes from the theories of Bernard Charlot (2007, 2005), Silva (2009), Boyer (2004) among others. The data collected through observation of classes, with the use of questionnaires and interviews reveal that the mathematics learning, specifically the quadratic equation and Bhaskara s formula, is directly influenced by the presence of the didactical textbook which, along with the teaching practices, has contributed to this content to be viewed as irrelevant to the student future, giving the prevail to the momentary memory (learn by heart) and not to the effective learning. |
Keywords: | Ensino de matemática Equações Equações Quadráticas Fórmulas Matemáticas Fórmula de Bhaskara Equations Mathematics Mathematics |
Subject CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5215 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSE_ALDON_GARCAO_SANTOS.pdf | 754,08 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.