Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5224
Document Type: | Dissertação |
Title: | O ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos no ensino fundamental : estudo de caso |
Authors: | Santos, Ilvanir da Hora |
Issue Date: | 27-Aug-2015 |
Advisor: | Souza, Verônica dos Reis Mariano |
Resumo : | Este trabalho tem como objetivo principal analisar o ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos nas séries iniciais. Instaurou-se uma discussão sobre o ensino de matemática para essa minoria lingüística com as contribuições de alguns estudiosos como NOGUEIRA (2013), MANTOAN (2004), FÁVERO E PIMENTA (2006), SOUZA (2008), entre outros, que enfatizam a temática abordada. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual, no município de Aracaju, referência no estado de Sergipe em assistência a pessoas surdas e por apresentar maior incidência de matrículas de alunos com deficiência auditiva. Os principais resultados apontam para a necessidade de o professor utilizar uma metodologia que atenda às especificidades do aluno surdo. Observou-se também que a inclusão do aluno surdo, usuário da Língua Brasileira de Sinais, em escolas regulares favorece seu desenvolvimento no processo social, contribuindo para melhor convivência com outras pessoas e na aprendizagem da matemática. O ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos é uma temática ainda pouco investigada pelos profissionais da área. Assim, são necessárias mais pesquisas a respeito desse tema para enriquecer e aprofundar as práticas pedagógicas para a disciplina da Matemática. |
Abstract: | . |
Keywords: | Matemática Surdos Educação Educação inclusiva Língua brasileira de sinais Libras Aluno surdo Operações matemáticas Inclusão Deaf student Mathematical operations |
Subject CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher / Institution : | Universidade Federal de Sergipe |
Institution: | UFS |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | Santos, Ilvanir da Hora. O ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos no ensino fundamental : estudo de caso. 2015. 76 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5224 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ILVANIR_HORA_SANTOS.pdf | 13,8 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.