Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5684
Tipo de Documento: Dissertação
Título : “Cordel de Saia”: autoria feminina no cordel contemporâneo
Autor : Melo, Miriam Carla Batista de Aragão de
Fecha de publicación : 26-feb-2016
Director(a): Sá, Antônio Fernando de Araújo
Resumen: Esta dissertação se propõe a investigar a (in)visibilidade da autoria feminina na literatura de cordel, historicamente compreendida como “poética de homens”, e discutir tendências e impasses na construção do gênero, analisando de que modo essas vozes femininas do cordel contemporâneo põem em cena a mulher em seus poemas. Para tanto, elegemos um corpus composto por três folhetos O que é ser mulher?, de Salete Maria, A mulher e sua trilha, de Rosário Pinto e Saias no cordel, de Dalinha Catunda, escolhidos pelo critério da qualidade poética, por discutirem processos de (des)construção da mulher na sociedade e pela relação de suas autoras com a Academia, instituição de guarda da memória e que contribuiu com a consolidação do cordel no cenário nacional. No primeiro capítulo, discutimos os conceitos de literatura e cultura, e destacamos aspectos históricos do cordel. No segundo capítulo, salientamos a atuação de mulheres cordelistas que se mostraram hábeis na arte de compor versos. Já no terceiro capítulo, discutimos questões de gênero ao estudarmos os poemas propostos para análise. De modo geral, este trabalho tenta contribuir para maior difusão do estudo da cultura popular e o resgate das vozes femininas do cordel, socialmente feitas invisíveis e afônicas, propondo a abertura de possibilidades, num esforço de reflexão dos lugares de fala da sociedade.
Resumen : This dissertation proposes to investigate the (in)visibility of the female authorship in the string literature, historically understood as “poetic of men", and discuss tendencies and deadlocks on the building of the gender, analysing in what way these female voices of contemporary string literature put in the spotlight the woman in her poems. Therefore , we elected a corpus formed by three booklets O que é ser mulher?, by Salete Maria, A mulher e sua trilha, by Rosário Pinto and Saias no cordel, by Dalinha Catunda, chosen by criteria of poetic quality, by discusssing processes of (de)construction of the woman in society and by the relation to its authors with the Academy, institution to keep the memory and that contributed to the consolidation of string literature in the national scenery. In the first chapter, we discussed the concepts of literature and culture, and we distinguished historic aspects of string literature. In the second chapter, we stress the acting of string literature women who are skillful in the art of making up stanzas. As for the third chapter, we have discussed issues of gender when we study proposed poems for analysis. In general, this work tries to contribute with a greater difusion of the study of popular culture and the rescue of female voices of string literature, invisible and aphonic socially made, suggesting the opening of possibilities in an effort of reflexion of places of talk in society.
Palabras clave : Literatura popular
Literatura de cordel
Autoria
Mulheres e literatura
Mulheres
Autoria feminina
Cordel
Subalternidade
Mulher
Female authorship
String literature
Cordel literature
Subalternity
Woman
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma : por
PaÍs: Brasil
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Letras
Citación : Melo, Miriam Carla Batista de Aragão de. “Cordel de Saia”: autoria feminina no cordel contemporâneo. 2016. 126 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/5684
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MIRIAM_CARLA_B_ARAGAO_MELO.pdf1,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.