Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5727
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários
Autor(es): Menezes, Talita Santos
Data do documento: 26-Fev-2015
Orientador: Lima, Geralda de Oliveira Santos
Resumo: Um dos objetivos dos cursos de graduação é estimular nos acadêmicos a formação de um espírito crítico. Nesse sentido, as atividades realizadas no decorrer do curso cooperam, de algum modo, para o alcance dessa finalidade, e a produção textual faz parte do conjunto dessas tarefas. Nesse contexto, a produção textual científica adquire finalidades que vão além de sua função didático-avaliativa, passando a contribuir para a formação do estudante. Firmado nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar de que forma a produção textual científica pode aperfeiçoar o modo de o graduando posicionar-se criticamente. O referencial teórico que embasa as discussões ampara-se, fundamentalmente, em concepções defendidas por Koch (2006; 2012), Silva (2012), Hühne (2001), Chauí (2001), Garcia (2001), dentre outros. O corpus de análise foi constituído por um conjunto de 106 textos produzidos por graduandos e 20 entrevistas gravadas com professores e estudantes universitários. A partir da análise dos dados, foi possível verificar como a recorrência da produção textual científica influencia no modo como o graduando posiciona-se criticamente diante de determinadas questões, sendo que esse posicionamento se revela através da argumentação exposta na materialidade textual.
Abstract: One of the aims of undergraduate courses is to stimulate undergraduate students to get a critical spirit. So, the activities which were done during the course cooperate, anyhow, to reach this aim and the textual production makes part of this group of tasks. According to this, the scientific textual production acquires goals which go beyond their didactic evaluative function, contributing to the student's knowledge development. Based on this perspective, the aim of this study is to analyze how the scientific textual production can develop, critically, the way the undergraduate students think. The theoretical reference which supported the arguments was based, fundamentally, on conceptions hold by Koch (2006;2012), Silva (2012), Hühne (2001), Chauí (2001), Garcia (2001), among others. The corpus analysed was made of a group of 106 texts produced by undergraduate students and 20 recorded interviews with professors and university students. From the analysis of data, it was possible to verify how the scientific textual production influences the undergraduate students' critical positioning in some issues, wherein this positioning is revealed by the argumentation found in the textual materiality.
Palavras-chave: Linguística
Redação acadêmica
Autoria
Crítica textual
Ensino superior
Produção textual científica
Posicionamento crítico
Cursos de graduação
Scientific textual production
Critical positioning
Undergraduate courses
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: MENEZES, Talita Santos. Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários. 2015. 87 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5727
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TALITA_SANTOS_MENEZES.pdf923,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.