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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5751
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Pronúncia(s) do português brasileiro e suas interfaces com políticas linguísticas e metodologias para o ensino-aprendizagem de português língua estrangeira |
Autor : | Jesus, Manuela Oliveira de |
Fecha de publicación : | 20-jun-2013 |
Director(a): | Corrêa, Lêda Pires |
Resumen: | Uma vez que a descrição da pronúncia do Português Brasileiro (PB) ainda se configura como um campo de investigação preterido, se comparado às pesquisas nesse âmbito com as de outras áreas dos estudos da língua portuguesa (LP), percebemos a importância de desenvolver um trabalho que ajudasse, em certa medida, a preencher algumas das lacunas existentes no tocante à descrição dessa língua e seus diferentes usos. Além disso, buscamos, no que tange ao tratamento/ensino das vogais orais pré-tônicas a estrangeiros, apresentar uma proposta teórico-metodológica à luz dos pressupostos da abordagem comunicativa. Para tanto, apresentamos algumas discussões acerca da(s) pronúncia(s) da variedade brasileira da LP em seu uso e funcionamento no ensinoaprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE), com o fito de refletir sobre as suas interfaces com as políticas e planificações linguísticas que visam à promoção e difusão desse idioma no cenário internacional e globalizado, e com os principais métodos e abordagens de ensino de línguas, a fim de verificar as formas de tratamento dispensadas ao ensino da pronúncia. |
Resumen : | Since the description of the pronunciation of Brazilian Portuguese (BP) still represents a field of research little studied, if we compare the research in this field with other areas of the Portuguese language studies (LP), we realize the importance of developing a work that would help fill some of the gaps regarding the description of this language and its different uses. In addition, we seek, in relation to treatment / teaching of unstressed oral vowels to foreigners, present a theoretical and methodological proposal based on the presuppositions of communicative approach. Therefore, we present some discussions about the pronunciation(s) of the Brazilian variety of PL in its use and operation in the teaching-learning Portuguese as a Foreign Language (PFL), with the aim of reflecting on their interfaces with the linguistic policies and plannings which aim of the promotion and dissemination of this language in the international and globalized scenery, and the main methods and approaches to language teaching, in order to verify the forms of treatment dispensed to the teaching of pronunciation. |
Palabras clave : | Ensino de português como língua estrangeira Língua portuguesa Fonética Pronúncia Linguagem e línguas Lingüística Language and languages Linguistics Phonetics Portuguese language |
Área CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma : | por |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5751 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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