Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6416
Document Type: Dissertação
Title: Autobiografia : exercendo o protagonismo em sala de aula
Authors: Santos, Maristela Felix dos
Issue Date: 29-Jul-2015
Advisor: Lima, Geralda de Oliveira Santos
Resumo : Neste relatório, propomo-nos a discutir uma proposta de ensino desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Poeta José Sampaio, em Nossa Senhora do Socorro, Sergipe. Esta proposta baseia-se no pressuposto de que o domínio da leitura e da escrita é uma condição essencial para que o sujeito possa fazer uso da linguagem com autonomia, criando e recriando sentidos a partir dos textos que lê e escreve. Entretanto, os vários anos de estudo não têm propiciado isso a muitos discentes da escola pública. Assim, articulando postulados teórico-metodológicos da Linguística Textual, relativos ao ensino de gêneros textuais e à referenciação, elaboramos um caderno pedagógico composto por um conjunto de estratégias de leitura e de escrita do gênero textual autobiografia. O caderno destina-se a professores de Língua Portuguesa que atuam no sétimo ano do Ensino Fundamental. Ao ser aplicado, em sala de aula, uma vez como experimento, esse material didático obteve resultados satisfatórios tanto na proposta de leitura quando na de escrita. Nesta última, dos catorze alunos que participaram do projeto, dez conseguiram melhor aproveitamento em seu processo de produção de texto. Este material oferece, portanto, uma contribuição para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de leitura e produção de texto dos estudantes.
Abstract: En este relatorio, nos proponemos a discutir una propuesta de enseñanza desarrollada en Maestría Profesional en Letras PROFLETRAS, con alumnos de séptimo año de Enseñanza Fundamental del Colégio Estadual Poeta José Sampaio, en Nossa Senhora do Socorro, Sergipe. Esta propuesta se basa en la suposición de que el dominio de la lectura y de la escritura es una condición esencial para que el sujeto pueda hacer el uso del lenguaje con autonomía, creando y recreando sentidos a partir de los textos que lee y escribe. Sin embargo, los varios años de estudio no les ha propiciado eso a muchos discentes de la escuela pública. De ese modo, articulando postulados teórico-metodológicos de la Lingüística Textual, relativos a la enseñanza de géneros textuales y a la referencia, elaboramos un cuaderno pedagógico compuesto por un conjunto de estrategias de lectura y de escritura del género textual autobiografía. El cuaderno está destinado a profesores de Lengua Portuguesa que actúan en séptimo año de Enseñanza Fundamental. Aplicado en aula, una vez como experimento, ese material didáctico obtuvo resultados satisfatorios tanto en la propuesta de lectura como en la de la escritura. En esta última, de los catorze alumnos que participaron del proyecto, diez obtuvieron un mejor provecho en su proceso de producción de texto. Este material ofrece, por tanto, una contribución para el desarrollo y perfeccionamiento de habilidades de lectura y producción de texto de los estudiantes.
Keywords: Leitura
Escrita
Autobiografia
Ensino
Material didático
Lectura
Escritura
Autobiografía
Enseñanza
Subject CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: SANTOS, Maristela Felix dos. Autobiografia : exercendo o protagonismo em sala de aula. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6416
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARISTELA_FELIX_SANTOS.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.