Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6421
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Os efeitos de sentido das manchetes de jornais popularescos como incentivo à leitura de jornais
Autor : Santos, Gildete Cecilia Neri
Fecha de publicación : 13-ago-2015
Director(a): Carvalho, José Ricardo
Resumen: Neste trabalho, apresentamos uma proposta de atividades crítico-discursivas em língua materna por meio de unidades didáticas que tomam como análise os efeitos de sentido subjacentes a manchetes e notícias de jornais popularescos. Tomamos como fonte para o estudo de caso o jornal Superpopular, de Aracaju, semanário veiculado entre 27 de janeiro de 2011 e 27 de março de 2014, principalmente no estado de Sergipe. Nossa motivação para uma incursão pedagógica junto a jornais popularescos se deu pelo uso constante de gírias, piadas, provérbios e fraseologias cotidianas no gênero textual manchete jornalística, que apresenta acentos apreciativos ao mesmo tempo chocantes, bem humorados e sensacionalistas. Julgamos que a análise deste corpus, sob a perspectiva teórica da Linguística Textual (LT) neste trabalho, permite a adesão dos discursos sutilmente perpetuados por ele e coteja os deslocamentos de sentidos presentes nessas manchetes e notícias a partir da intertextualidade, como nos enunciados já consolidados na memória do leitor, tais como provérbios, músicas e ditados populares. Isso permite, inclusive, atividades acerca do efeito militante e lúdico que tais construções morfossintático-semântico-lexicais trazem, a fim de despertar nos alunos da Educação Básica uma leitura crítico-discursiva deste gênero textual. Assim, numa abordagem qualitativa, apresentamos, ao fim deste trabalho e em formato de mídia móvel, atividades passíveis de aplicação pedagógica, principalmente junto a turmas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.
Resumen : In this work, we propose critical-discursive activities in mother tongue through teaching units that analyze the effects of meaning behind headlines and news in popular newspapers. We take as a source for the case study the newspaper Superpopular, from Aracaju, aired weekly from January 27, 2011 to March 27, 2014, mainly in Sergipe-Brazil. Our motivation for an educational proposal work through popular newspapers was due to the constant use of slang, jokes, proverbs and everyday phraseology, which features shocking, humorous and sensational questions in their headlines. We believe that the analysis of this corpus, from the theoretical perspective of Text Linguistics (TL) allows the accession of speeches subtly perpetuated, and collates the effects of meaning presented in these headlines and news through intertextuality, as in proverbs, songs and popular sayings consolidated in the reader's memory. These activities also allow attention to the militant and playful effect that such morphosyntatic-semantic-lexical constructions bring in order to awaken a critical-discursive reading of this genre in basic level students. Through a qualitative approach, we present, at the end of this work and in a mobile media format, pedagogical activities, especially targeting 6th to 9th junior high school graders.
Palabras clave : Deslocamento de sentidos
Ensino-aprendizagem
Jornais populares
Jornal Superpopular
Leitura crítico-discursiva
Língua Portuguesa
Linguística
Manchetes de jornais
Análise do discurso
Meaning shifts
Teaching-learning process
Popular newspapers
Superpopular newspaper
Critical-discursive reading
Portuguese languagele
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
PaÍs: Brasil
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citación : SANTOS, Gildete Cecilia Neri. Os efeitos de sentido das manchetes de jornais popularescos como incentivo à leitura de jornais. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/6421
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GILDETE_ CECILIA_ NERI _SANTOS.pdf2,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.