Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6428
Tipo de Documento: Dissertação
Título: A web 2.0 como ferramenta para produção textual: uma proposta para o 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Cruz Junior, Jorge Costa
Data do documento: 5-Dez-2016
Orientador: Silva, Leilane Ramos da
Resumo: O presente relatório contém a descrição das etapas do Projeto Leitura e Escrita On-line, realizado na Escola Estadual 15 de Outubro, tendo como objetivo principal desenvolver o hábito da leitura e da escrita em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são os relacionados a seguir: a) Estimular os alunos à consulta em sites informativos para busca/seleção de conteúdos temáticos em Artigos de opinião que versem sobre direitos humanos, ética, cidadania, diversidade e questões de gênero; b) Melhorar a habilidade de escrita dos alunos a partir do uso/manejo dos dispositivos da Web no que concerne à construção de textos de opinião (comentários); c) Propiciar aos professores de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental das redes públicas, uma contribuição didática voltada ao uso das TIC. Para tanto, o texto se desenvolve através da abordagem dos gêneros textuais na Web 2.0; Multimeios, Produção de texto na Web 2.0/Facebook. Os gêneros trabalhados foram o Artigo de opinião (para a leitura) e o Comentário on-line (para a produção escrita). A metodologia se divide em duas partes: 1) a metodologia para a construção do Relatório; e 2) a metodologia para a aplicação de uma Sequência Didática (SD), componente do projeto mencionado. O Caderno Pedagógico (CP) é o produto da atividade aqui relatada. O estudo foi embasado nas pesquisas de Buzato (2015), Dionísio et alii (2015), Soares (2003), Lorenzo (2012), Primo (2007), Marcushi (2002), Kock; Elias (2012), Silva;Cardoso (2015), Costa Val (2006) e outros teóricos. A Discussão dos Resultados analisa a participação dos alunos na rede social Facebook, através da postagem de comentários ao Artigo de opinião escolhido pela turma envolvida no projeto. As conclusões permitem afirmar sobre a preferência que os alunos dão a atividades realizadas na Internet e, ainda, que, foi uma oportunidade de treinarem a participação, o compartilhamento e a manifestação argumentada dos pontos de vista de cada um sobre o tema Racismo.
Abstract: This report contains a description of the steps of the Reading Project and Writing On-line, held in the State School 15 October, with the main objective to develop the reading and writing habit in students of 9th grade of elementary school. The specific objectives are listed below: a) Encourage students to consultation on informational sites to search / selection of themed content in Opinion articles that deal with human rights, ethics, citizenship, diversity and gender issues; b) improve the writing skills of students from the use / management of the Web devices regarding the construction of opinion texts (comments); c) Provide teachers of Portuguese Language in Elementary Education of public networks, a didactic contribution focused on the use of ICT. Therefore, the text develops through the genres in the Web 2.0 approach; Multimedia, text production in Web 2.0 / Facebook. Genres worked were Opinion article (for reading) and the Comment online (for writing production). The methodology is divided into two parts: 1) the methodology for the construction of the Report; and 2) the methodology for the application of a Didactic Sequence (DS), the said project component. The Pedagogical Notebook (PN) is the product of activity here reported. The study was based on research Buzato (2015), Dionysos et al (2015), Soares (2003), Lorenzo (2012), Primo (2007), Marcushi (2002), Kock, Elias (2012), Silva, Cardoso ( 2015), Costa Val (2006) and other theorists. The Discussion of Results analyzes the participation of students in the social network Facebook by posting comments to the Opinion article chosen by the group involved in the project. The conclusions allow us to state on the preference that students give the activities on the Internet and also that it was an opportunity to train participation, sharing and expression argued the views of each on racism theme.
Palavras-chave: Letras
Leitura
Escrita
Web 2.0
Facebook
Reading
Writing
Comment online
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: CRUZ JUNIOR, Jorge Costa. A web 2.0 como ferramenta para produção textual: uma proposta para o 9º ano do ensino fundamental. 2016. 124 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6428
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JORGE_COSTA_CRUZ_JUNIOR.pdf6,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.