Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6437
Document Type: Dissertação
Title: As práticas de narrativas orais nos contos de fadas : desenvolvendo habilidades de leitura
Other Titles: The practice of oral narratives of fairy tales : developing reading skills
Authors: Lemos, Vanderlaine Cruz Meneses
Issue Date: 6-Dec-2016
Advisor: Almeida, Laura Camila Braz de
Resumo : As práticas de narrativas orais realizadas em contexto escolar constituem uma base para o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades linguísticas e discursivas de estudantes que se encontram no processo inicial de aprendizagem de leitura e alfabetização. Desse modo, o presente relatório de pesquisa visa apresentar a aplicação de uma sequência didática com o gênero textual conto de fadas em uma turma do 3º ano das séries inicias do ensino fundamental realizada na escola EEAM/SE. Objetiva colaborar com o desenvolvimento progressivo de habilidades de leitura e compreensão mediante práticas de narrativas orais dentro de uma perspectiva do letramento literário. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação de abordagem qualitativa baseada nos princípios teóricos de Kleiman (2012) que aborda a leitura enquanto uma prática social; de Frantz (2011) e Cosson (2014) que discute a ampliação e fortalecimento do letramento literário em sala de aula; de Solé (1998) que contribui com o processo de leitura e compreensão através de aplicações de estratégias; Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004) que evidenciam a importância da linguagem oral enquanto um instrumento de aprendizagem a partir de um ensino sistematizado e em Garcia( 2004) e Reuter( 2011) que apresentam os princípios teóricos dos elementos estruturais da narrativa. Os resultados permitiram revelar a importância da linguagem oral para o processo de ensino e prendizagem de leitura enquanto uma prática social de construção de sentidos. Além disso, observou-se que o letramento literário estimulou a participação de aprendizes que ainda não consolidaram o processo de alfabetização.
Abstract: Oral narratives practices carried out in schools constitute a basis for the development and improvement of linguistic and discursive skills of students who are reading at the initial learning process, and literacy. Thus, this research report is to present the application of a didactic sequence with the genre of fairy tale on a class of the 3rd year of the initial series of basic education held at school EEAM / SE. It aims to collaborate with the progressive development of reading skills and understanding through practical oral narratives within a perspective of literary literacy. Therefore, it was used as a research methodology the qualitative approach based on the theoretical principles of Kleiman (2012) which deals with reading as a social practice; Frantz (2011) and Cosson (2014) discussing the expansion and strengthening of literary literacy in the classroom; Solé (1998) who contributes to the process of reading and understanding through applied strategies; Dolz, Schneuwly and Noverraz (2004) that show the importance of oral language as a learning tool from a systematic teaching and Garcia (2004) and Reuter (2011) presenting the theoretical principles of the structural elements of the narrative. The results reveal the importance of oral language for teaching and learning process of reading as a social practice of construction of meanings. Moreover, it was observed that the literary literacy encouraged the participation of learners who have not yet consolidated the literacy process.
Keywords: Leitura
Oralidade na literatura
Letramento
Didática
Narrativas orais
Letramento literário
Sequência didática
Oral narratives
Reading
Literary literacy
Following teaching
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: LEMOS, Vanderlaine Cruz Meneses. As práticas de narrativas orais nos contos de fadas : desenvolvendo habilidades de leitura. 2016. 93 f. Dissertação (Pós-Graduação Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6437
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANDERLAINE_CRUZ_MENESES_LEMOS.pdf883,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
CadernoPedagogico.pdf56,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.