Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6440
Document Type: Dissertação
Title: Monteconto : uma estratégia para a leitura literária
Other Titles: Monteconto : una estrategia para la lectura licteraria
Authors: Prado Júnior, Heráclito Padilha
Issue Date: 27-Dec-2016
Advisor: Bruno, Alberto Roiphe
Resumo : Monteconto: uma estratégia para a leitura literária teve por objetivo explorar um dos aspectos estruturais que constituem o gênero conto, o desfecho, seja surpreendente ou aberto, reorganizando a leitura de contos na forma de jogos digitais, com a intenção de tornar o texto literário mais presente na vida dos estudantes. Trabalhamos em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de trazer resultados melhores em leitura e interpretação literárias, que, como provam os números, não têm sido alcançados. Vemos no jogo, como se provou, um mecanismo eficiente para os fins de melhorar o ensino/aprendizagem de nossos estudantes e incentivar a pratica de leitura. Contribuiram para fundamentar e guiar nosso trabalho as ideias de teóricos como Antonio Candido (2004), Gustavo Bernardo (1999), Rildo Cosson (2006), Carlos Pacheco (1993), Julio Cortázar (1993), Massaud Moisés (2006), Nádia Gotlib (1999), Johan Huizinga (2000); Simone Lucena (2014), entre outros. Foram escolhidos para nossa pesquisa três contos, “Caso da Secretária”, de Carlos Drummond de Andrade, (2016); “Um Ladrão”, de Graciliano Ramos (2013) e “O Noivo”, de Lygia Fagundes Telles (2007), com base em seus desfechos e na qualidade de suas construções. Ao final, percebemos que os estudantes viveram uma experiência de leitura com o texto literário e o gênero conto, auxiliada pelo jogo Monteconte, enriquecedora e que despertou neles um maior interesse pelas atividades de leitura e interpretação. O produto final de nossa pesquisa materializou- se em um Jogo Digital, acompanhado de um Tutorial, com o intento de esclarecer a sua utilização e (re)construção por parte de outros docentes. Com ele, esperamos, pudemos contribuir para o trabalho pedagógico em leitura literária e interpretação dentro do universo escolar.
Abstract: Monteconto: una estrategia para la lectura literaria tuvo como objetivo explorar uno de los aspectos estructurales que constituyen el género cuento, el desenlace es sorprendente o abierta, la reordenación de cuentos para leer en forma de juegos digitales con la intención de hacer que el texto literario más presente en la vida de los estudiantes. Trabajamos en una clase de noveno grado de la escuela primaria, con el fin de lograr mejores resultados en la lectura e interpretación literaria, que, como lo demuestran los números, no han sido alcanzados. Vemos en el juego, como lo demuestra un mecanismo eficiente para el propósito de mejorar la enseñanza / aprendizaje de nuestros estudiantes y fomentar la práctica de la lectura. Contribuido a apoyar y guiar nuestro trabajo las ideas teóricas como Antonio Candido (2004), Gustavo Bernardo (1999), Rildo Cosson (2006), Carlos Pacheco (1993), Julio Cortázar (1993), Massaud Moisés (2006), Nadia Gotlib (1999), Johan Huizinga (2000); Simone Lucena (2014), entre otros. Fuimos elegidos para nuestra investigación tres historias cortas, "Si el Secretario," Carlos Drummond de Andrade (2016); "Un ladrón", Graciliano Ramos (2013) y "El novio" de Lygia Fagundes Telles (2007), en función de sus resultados y la calidad de sus edificios. Al final, nos dimos cuenta de que los estudiantes vivieron una experiencia de lectura con el texto literario y la historia género, ayudado por Monteconte juego, enriquecer y despertó en ellos un mayor interés en las actividades de lectura y de interpretación. Al final de nuestro producto de la investigación se materializó en un juego digital, acompañado de un tutorial, con la intención de clarificar su uso y la (re) construcción por otros maestros. Con él, esperamos que podríamos contribuir a la labor pedagógica en la lectura e interpretación literaria en el entorno escolar.
Keywords: Leitura
Interesse na leitura
Gêneros literários
Contos
Jogos no ensino da língua portuguesa
Leitura literária
Desfecho
Jogo
Lectura literária
Cuento
Desenlace
Juego
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: PRADO JÚNIOR, Heráclito Padilha. Monteconto : uma estratégia para a leitura literária. 2016. 152 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6440
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HERACLITO_PADILHA_PRADO_JUNIOR.pdf7,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Monteconto para Jogar - Heraclito Padilha Prado Junior.rar124,22 MBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.