Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6452
Document Type: Dissertação
Title: A valorização da imagem do orador no discurso como pressuposto para a consolidação do ethos discursivo
Authors: Correia, Maria Angélica de Amorim
Issue Date: 30-Jul-2015
Advisor: Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
Resumo : Esta dissertação é o resultado de um trabalho de investigação didático-pedagógica que visa observar a constituição do ethosdiscursivo em alunos do Ensino Fundamental Maior e a sua imbricação com a valorização da imagem do orador numa situação de discurso. Para tecer a manta que recobrirá esse processo, usamos a linha da abordagem qualitativa a partir do estudo de caso, alicerçada em teorias que contemplaram os seguintes aspectos: a construção do ethos, a relação orador e auditório, o gênero entrevista como instrumento de trabalho e o uso das Tecnologias da Informação -TI -como recurso facilitador da aprendizagem. As considerações foram dispostas neste trabalho trazendo uma reflexão sistêmica do uso da Linguagem como interação e da sua concretização em situações enunciativas. Refletimos sobre quais razões limitam as práticas pedagógicas a colaborarem com a construção do ethosdiscursivo dos alunos e em que momento se faz crucial a intervenção do professor de forma pragmática, para a garantia do sucesso na aprendizagem. O resultado é a criação de um produto –vídeo aula –sobre o gênero textual entrevista oral, que possa ser utilizado como recurso metodológico em situações educativas, colaborando com essa construção da imagem de si –ou imagem construída de si -que contribui com a formação do discente como ser de discurso, autônomo e crítico.
Abstract: Este trabajo es el resultado de un trabajo de investigacióndidáctico-pedagógica destinada a la observación de la constitución delethosdiscursivo de los estudiantesde la enseñaza primaria mayory su superposición con lavaloraciónde la imagen del orador en una situación de habla. Para tejerla manta querecobrirá este proceso, se utiliza el enfoque de línea cualitativa del estudio de caso, basado en teorías quecomtemplanlos siguientes aspectos: la construcción delethos,la relación entre orador y la audiencia, el género entrevista como herramienta de trabajo y el uso de las TIC'scomo un facilitador de recursos de aprendizaje. Las consideraciones fueron puestas en este TCFhaciendouna reflexión sistémica de la utilización del lenguaje como interacción y su aplicación en situaciones enunciativas. Reflexionamos sobre qué razones limitan las prácticas pedagógicasal ayudar la construcción delethosdiscursivo de los estudiantesy en qué momento es fundamental la intervención docente de manera pragmática, para garantizar el éxito en el aprendizaje. El resultado es la creación de un producto -la lección en video -sobre el género de entrevista oraltextual, que puede ser utilizado como un recurso metodológico en situaciones educativas, trabajando con esta construcción de la imagen de sí mismo -o imagen construida de sí mismo -que ayuda a la formación del estudiantemientras sujeto del discurso, autónomo y crítico.
Keywords: Auditório
Entrevista
EthosDiscursivo
Orador
Análise do discurso
Comunicação
Oratória
Linguagem e línguas
Audiência
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: CORREIA, Maria Angélica de Amorim. A valorização da imagem do orador no discurso como pressuposto para a consolidação do ethos discursivo. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, SE, 2015 .
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6452
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA_ ANGÉLICA _AMORIM_ CORREIA.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.