Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6466
Tipo de Documento: Dissertação
Título : A coesão referencial e sequencial e seus efeitos de sentido : uma proposta de ensino
Autor : Doria, Silvana Faria
Fecha de publicación : 13-ago-2015
Director(a): Carvalho, José Ricardo
Resumen: Este trabalho contempla o estudo do texto e seus usos linguísticos, discutindo questões de coesão referencial e sequencial, numa abordagem voltada para o ensino fundamental. Por meio da adaptação do conto de fadas “João e Maria”, buscamos mostrar de que forma a condução textual dependerá da maneira como os referentes serão retomados no texto e de como os segmentos serão articulados em conectores textuais na formulação do fio discursivo. Sob a perspectiva da Linguística de texto, elucidamos algumas reflexões que envolvem o campo da coesão textual à luz de estudiosos como Koch (2003, 2013, 2014a, 2014b), Koch e Elias (2008 e 2012), Fávero e Koch (2012), Koch e Travaglia (1996), Marcuschi (1999 e 2008), Antunes (2005 e 2009), Santos (2003), Cavalcante (2013), entre outros autores. Como produto associado a este estudo, apresentamos um material didático digital que forneça meios ao professor de ensino fundamental para a análise de textos e seus recursos coesivos. Tal pesquisa aponta alternativas pedagógicas que explorem em pequenos fragmentos textuais um trabalho de leitura, produção de texto e análise linguística. Assim, este estudo apresenta a seguinte sequência: a princípio contemplamos a linguística de texto, numa discussão quanto as suas fases e contribuição para o atual estudo do texto em sala de aula, bem como abordamos os critérios da textualidade e a perspectiva sociocognitiva interacional para concepção do texto; em seguida, apresentamos a coesão junto a seus recursos, tanto referenciais quanto sequenciais, numa análise de cunho didático por meio de exemplos de diversos gêneros textuais que dialogam com o conto clássico utilizado; por fim, expomos a metodologia para aplicação da plataforma digital com algumas propostas de atividades a serem realizadas em sala de aula. De modo geral, a pesquisa visa ao aprimoramento da leitura e produção de texto do aluno, e, portanto, pretende contribuir com o ensino da língua portuguesa, fazendo-o aprazível, efetivo e significativo.
Resumen : This work deals with the study of the text and its linguistic uses, discussing issues of reference and sequential cohesion, in an approach focused on elementary school. Through fairy tale adaptation "Hansel and Gretel", we will try to show how the textual development process depends on how the referents will be resumed in the text and how the segments will focus on textual connectors on the discursive thread formulation. Under the perspective of Textual Linguistics, we elucidate some thoughts involving the field of textual cohesion based on scholars such as Koch (2003, 2013, 2014th, 2014b), Koch and Elias (2008 and 2012), Favero and Koch (2012), Koch and Travaglia (1996), Marcuschi (1999 and 2008), Antunes (2005 and 2009), Santos (2003), Cavalcante (2013), among other authors. As a product associated with this study, we present a digital courseware providing means for elementary school teachers to develop analysis of texts and their cohesive resources. Such research points out teaching alternatives which explore in small text fragments reading work, text production and linguistic analysis. This study presents the following sequence: at first it contemplates the textual language, a discussion regarding its phases and contribution to the current text of the study in the classroom and approached the criteria of textuality and interactional socio-cognitive perspective to design of text; then we present the cohesion among its resources, as many references as sequential, in a didactic analysis through examples of various genres that dialogue with the classic tale used; Finally, we explain the methodology for the digital platform application with some activities proposed to be undertaken in the classroom. Overall, the research aims to improve the reading and students' text production, and thus it aims to contribute to the teaching of Portuguese language, making it pleasant, effective and meaningful.
Palabras clave : Coesão referencial
Coesão sequencial
Coerência
Linguística (textos)
Contos de fadas
Leitura
Estudo e ensino
Literatura
Text
Referential cohesion
Sequential cohesion
Consistency
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
PaÍs: Brasil
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citación : DORIA, Silvana Faria. A coesão referencial e sequencial e seus efeitos de sentido : uma proposta de ensino. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/6466
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVANA_ FARIA_ DORIA.pdf3,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.