Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6469
Tipo de Documento: Dissertação
Título: O conto : da leitura à produção criativa
Autor(es): Mota, Sara Maria Fonseca da
Data do documento: 9-Dez-2016
Orientador: Ramalho, Christina Bielinski
Resumo: Este Trabalho de Conclusão Final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS, tem como objetivo apresentar considerações acerca de uma atividade de intervenção aplicada com alunos do 9º do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da rede estadual de ensino, no município de Cristinápolis/SE. Trata-se de oficinas de leitura dos contos literários “O conto se apresenta” de Moacyr Scliar, “Colheita” de Nélida Piñon e “A estrutura da bolha de sabão” de Lygia Fagundes Telles, que objetivaram a formação de leitores proficientes e críticos. Para tanto, buscou-se fundamentação nas contribuições de teóricos como Moisés (2012), Cortázar (2011) e Bosi (2015), que tratam de aspectos do gênero conto; e de Dal Farra (1978), que discute sobre o ponto de vista do narrador. Para a base metodológica, trouxemos as ideias defendidas pelas professoras Bordini e Aguiar (1988) no método recepcional de leitura do texto literário, que valoriza a participação ativa do leitor na recepção do texto e o convida a questionar e a ampliar seu horizonte de expectativas; a leitura subjetiva de Annie Rouxel (2013), que prioriza a sensibilidade em resposta aos sentidos do texto como forma de estímulo para o hábito de leitura; e o dialogismo de William Roberto Cereja (2005), para o qual um dos caminhos para o ensino de literatura é o método dialógico, proposta de ensino voltada para a intertextualidade entre textos literários. Ainda na metodologia, para a produção textual, tomamos como base a Retextualização de gêneros escritos de autoria de Regina Lúcia Péret Dell’Isola. Exploramos também os conceitos de leitor colaborador de Umberto Eco e memória literária de Samoyault (2008), além de considerações acerca da mediação pedagógica tratada pelo uso de Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC’s). Na análise das atividades, discriminamos os resultados e analisamos a eficácia da proposta.
Abstract: This Final Conclusion Work (TCF) of the Professional Master's Degree in Literature, PROFLETRAS, aims to present considerations about an intervention activity applied with students of the 9th Elementary School, from a public school of the state education network, in the municipality of Cristinápolis / SE. These are workshops on reading the literary tales "The Story Presents" by Moacyr Scliar, "Colheita" by Nélida Piñon and "The Structure of the Soap Bubble" by Lygia Fagundes Telles, which aimed at the formation of proficient and critical readers. In order to do so, we sought to base the contributions of theorists such as Moisés (2012), Cortázar (2011) and Bosi (2015), who deal with aspects of the genre story; And Dal Farra (1978), who discusses the narrator's point of view. For the methodological basis, we brought the ideas defended by the teachers Bordini and Aguiar (1988) in the receptive method of reading the literary text, which values the active participation of the reader in receiving the text and invites him to question and broaden his horizon of expectations; The subjective reading of Annie Rouxel (2013), which prioritizes sensitivity in response to the senses of the text as a stimulus to the habit of reading; And the dialogism of William Roberto Cereja (2005), for which one of the ways to teaching literature is the dialogical method, a teaching proposal focused on intertextuality between literary texts. Still in the methodology, for textual production, we take as a base the Retextualization of genres written by Regina Lúcia Péret Dell'Isola. We also explore the concepts of collaborating reader of Umberto Eco and literary memory of Samoyault (2008), as well as considerations about pedagogical mediation treated by the use of Digital Technologies of Communication and Information (TDIC's). In the analysis of activities, we discriminate the results and analyze the effectiveness of the proposal.
Palavras-chave: Contos
Leitura
Releitura
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
Produção textual
Tale
Reading
Rereading
TCID’s
Text production
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: MOTA, Sara Maria Fonseca da. O conto : da leitura à produção criativa. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6469
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARA_MARIA_FONSECA_MOTA.pdf8,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.