Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/648
Tipo de Documento: Artigo
Título: O Memorialismo brasileiro no bom ano de 1954
Autor(es): Fávero, Afonso Henrique
Data do documento: Ago-2009
Abstract: O ano de 1954 foi de excelência para o memorialismo brasileiro. Basta dizer que surgiram livros como Um homem sem profissão, de Oswald de Andrade, História da minha infância, de Gilberto Amado, e Itinerário de Pasárgada, de Manuel Bandeira. São, reconhecidamente, textos de elevado nível literário, cuja presença já nos faz imaginar uma efetiva continuidade em termos qualitativos da nossa literatura de memórias, sobretudo se levarmos em conta o salto já verificado na década anterior, com as obras de Graciliano Ramos, Augusto Meyer e Augusto Frederico Schmidt, e agora esse novo salto nos anos 50.
Palavras-chave: Memória
Memorialismo
Oswald de Andrade
Gilberto Amado
Manuel Bandeira
Literatura
Literatura brasileira
ISSN: 2175-4128
Citação: FÁVERO, A. H. O Memorialismo brasileiro no bom ano de 1954. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA E CULTURA, 2009, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: Gelic, 2009. Disponível em: <http://200.17.141.110/senalic/I_senalic/textos_completos/Afonso_Henrique_F%E1vero.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2013.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/648
Aparece nas coleções:DLEV - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ano1954Memorialismo.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.