Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6494
Document Type: Dissertação
Title: A contextualização no ensino da matemática
Authors: Silveira, Adailson de Jesus
Issue Date: 6-May-2016
Advisor: Vieira, Evilson da Silva
Resumo : O presente trabalho faz uma análise sobre a utilização da contextualização no ensino da Matemática, mostrando as inf uências para que essa ferramenta ganhasse destaque nas escolas públicas e privadas do país. Além disso, essa pesquisa faz uma re exão sobre a importância de estudar as de finições matemáticas e utilizar a Língua Materna para compreender e interpretar os problemas contextualizados. Foram analisadas algumas questões de Matemática do ENEM, Prova Brasil, PROFMAT, concursos públicos e livros didáticos com o uso adequado e inadequado da contextualização. Para entender o que os professores de Matemática pensam a respeito dessas modi cações no processo de ensino, foi feita uma pesquisa onde serão apresentados os dados coletados e a partir daí construir uma visão mais ampla em relação ao tema. Contudo, o objetivo desse trabalho é contribuir para a utilização correta da contextualização do ensino da Matemática.
Abstract: Não informado.
Keywords: Matemática
Ensino de matemática
Problemas, exercícios
Leitura
Currículos
Parâmetros Curriculares Nacionais
Contextualização
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Matemática
Citation: SILVEIRA, Adailson de Jesus. A contextualização no ensino da matemática. 2016. 56 f. Dissertação (Pós-Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6494
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADAILSON_JESUS_SILVEIRA.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.